Artigo Estudos de Caso

Ruas Verdes de Portland, Oregon, Estados Unidos

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ruas verdes

Estados Unidos

Oregon()

A cidade de Portland foi uma das pioneiras no planejamento sistêmico que engloba planejamento e projeto urbano, sistema multimodal de transporte, saúde das bacias hidrográficas, parques, espaços abertos e sistema de infraestrutura integrados dentro de um planejamento orçamentário. A cidade empregou estratégias inovadoras para o manejo de águas de escoamento superficial, de modo a melhorar a qualidade de vida das comunidades e bairros, bem como incrementar a economia local. A política de ‘Ruas Verdes’ teve enfoque prioritário na introdução sistêmica de soluções baseadas na natureza para alcançar as metas estabelecidas pelo planejamento estratégico de modo a reduzir os fluxos das águas pluviais, melhorar a qualidade das águas e a saúde das bacias hidrográficas. Juntamente com essas soluções, as ruas verdes dão prioridade para o pedestre, ciclista e transporte sobre trilhos para tornar a cidade mais saudável e atraente para o desenvolvimento econômico. Em abril de 2007 a Câmara de Vereadores da cidade aprovou a lei para promover e incorporar componentes de infraestrutura verde no desenvolvimento urbano público e privado. Foram executados diversos projetos de ruas verdes na cidade por bacias hidrográficas, visando a redução das inundações e alagamentos, bem como a melhoria da qualidade das águas dos rios.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Há uma parceria entre o Departamento do Meio Ambiente de Portland com proprietários de imóveis comerciais, industriais e institucionais, agentes públicos locais e o governo federal para levantar fundos para o programa ‘Ruas Verdes’. Na fase 2, em 2007 foi aprovado pela Câmara o fundo “Um Porcento para o Fundo Verde” (“One Percent for Green” Fund) destinada ao programa ‘Ruas Verdes’ que foi oficializado como política urbana.

Desafios

  • Ruas Verdes privilegiam e estimulam mobilidade limpa e ativa.

  • Diversas linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) foram implantadas.

  • Com a melhoria das alternativas para transporte limpo e ativo, e a melhoria do planejamento urbano mais adensado, estimula a transição para mobilidade limpa.

  • Restabelecimento de processos e fluxos de energia e matéria efetivos por meio da naturalização do ciclo das águas.

  • Transformação de áreas pavimentadas em áreas permeáveis e vegetadas que cumprem múltiplas funções fundamentais para a melhoria do sistema urbano.

  • Ruas Verdes filtram as águas, interceptam escoamento superficial contaminado e detêm, recarregando aquíferos.

  • Ruas Verdes e soluções baseadas na natureza associadas, como tetos verdes recuperam ciclos das águas, possibilitando a infiltração, a evaporação, evapotranspiração pela vegetação, e melhoria de quantidade e qualidade das águas nos rios e córregos.

  • Reduzem a necessidade do sistema de drenagem urbana, principalmente quando implantadas em escalas relevantes - bairros, bacias hidrográficas -, e possibilitam o manejo sustentável das águas das chuvas.

  • Ruas Verdes contribuem muito para evitar inundações e alagamentos, como também reduzem as Ilhas de Calor Urbano e melhoram a qualidade das águas, ar e solo, principalmente considerando o agravamento de episódios climáticos extremos.

  • Ruas Verdes melhoram o ambiente tornando as áreas urbanizadas mais saudáveis, por consequência os moradores têm melhor qualidade de vida, e são mais conscientes da importância da natureza. Hortas urbanas também estão em áreas livres em Ruas Verdes de Portland.

  • O aumento da vegetação nas áreas urbanizadas recupera e conserva serviços ecossistêmicos.

  • Houve um aumento na oferta de áreas verdes com a introdução de mais espaços vegetados e melhor arborização urbana.

  • Ruas Verdes possuem componentes que substituem com vantagens a infraestrutura cinza monofuncional para manejar as águas das chuvas, e melhoram a infraestrutura para mobilidade limpa e ativa.

  • A rede de Ruas Verdes e outros componentes de soluções baseadas na natureza transformaram a paisagem urbana, com visível e sensível melhoria na qualidade de vida oferecida pela cidade, o que tem possibilitado ativar uma economia mais sustentável.

  • Com o desenvolvimento urbano, por conta da melhoria da qualidade de vida e na economia da cidade, emprego e renda estão sendo gerados, atraindo novas empresas que estimulam a economia como um todo. A cidade está no topo do ranking de cidades americanas com melhor qualidade de vida há anos.

  • O desenvolvimento local e regional atrai jovens e pessoas com educação de nível superior, por conta da melhor qualidade de vida. No entanto, pelo lado social enfrenta condições de desigualdades sociais, com altos custos para moradia e déficit de empregos para pessoas menos capacitadas.

Contexto

A cidade de Portland é a capital do estado do Oregon nos Estados Unidos. Tem uma população aproximada de 650.000 habitantes, em uma área terrestre de 345.66 km², a superfície coberta por águas é de 30.15 km². Com a urbanização mais intensiva que impermeabiliza o solo e a intensificação das chuvas, diversos bairros começaram a ter problemas com a inundação dos subsolos das casas (muito comum nas casas americanas) no início dos anos 2000. Essa inundação ocorria com contaminação por esgoto, pois o sistema de drenagem é combinado com a tubulação do saneamento, que quando em tempos de chuvas conduzem as águas poluídas que acabavam por impactar os moradores, até mesmo na sua saúde. A solução foi naturalizar as ruas com canteiros pluviais, jardins de chuva, biovaletas e tetos verdes para coletar e possibilitar a infiltração no local aonde a chuva cai. Pelo lado do desenvolvimento econômico a visão que a cidade teve para atrair empresas foi oferecer alta qualidade de vida que atraiam funcionários de alto nível.