Artigo Estudos de Caso

Sistemas naturais para tratamento descentralizado de esgoto nos municípios da Grande Florianópolis (SC) - Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Brasil

Santa Catarina(SC)

Metodologia

Foram realizados pelos pesquisadores experimentos na estação experimental de tratamento e reúso de esgoto localizada na Estação de Tratamento de Efluente Continental de Florianópolis. Esta é composta por três sistemas naturais de tratamento: 1 - Lagoa Anaeróbia (em escala real): projetada com tratamento primário; 2 - Duas lagoas facultativas (em escala piloto): com regime hidráulico de fluxo de pistão. 3 - Dois filtros plantados com macrófitas de fluxo horizontal (wetlands construídas). O experimento foi realizado por oito pesquisadores compostos por doutorandos e mestrandos da Universidade de Santa Catarina (UFSC), orientados pelo professor Philippi e Lapolli.

Implementação

Atores

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Outro

Governança

Trabalho realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, em busca de soluções sustentáveis e descentralizadas para tratamento de efluente na Grande Florianópolis.

Público-alvo

Moradores da Grande Florianópolis e Companhia de Saneamento.

Elementos de Replicabilidade

Necessário maiores estudos para adaptação de cada sistema ao cenário local, bem como avaliação da utilização dos mesmos a depender das condições climáticas de onde será instalado.