Artigo Estudos de Caso

Usina fotovoltaica flutuante em Curitiba (PR)

Metodologia

Energia

Geração de energia solar fotovoltaica em lagos, lagoas ou reservatórios de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)

Brasil

Paraná(PR)

Fatores de Sucesso

Sociais

A usina flutuante auxilia na melhora do tratamento da água em reservatórios onde foi instalada, o que é um ganho para a população em geral, que passa a desfrutar de melhor qualidade da água dos reservatórios. Os painéis, quando instalados na água, sofrem uma redução de temperatura pelo arrefecimento causado pelo contato com a água, o que produz ainda, de certa forma, uma vantagem comercial na economia de aquisição de um terreno para a usina.

Ambientais

Uma usina fotovoltaica flutuante produz energia limpa e renovável e ajuda a reduzir a evaporação de água dos reservatórios. A instalação da usina reduz o crescimento de algas na reserva. Como as algas se reproduzem muito rápido e prejudicam o funcionamento do tratamento da água, os módulos na água reduzem a exposição das algas à luz do sol, impactando seu processo de fotossíntese e, consequentemente, sua reprodução.

Econômicos

Como citado anteriormente, usinas flutuantes permitem que terrenos sejam alocados para outras atividades econômicas, tais como agricultura e indústria.

Fatores de Fracasso

A usina produz baixa geração de energia para o local. No entanto, além da geração de energia, a ideia é levantar dados para futuros investimentos.

Fatores de Risco

O processo de ancoragem pode ser um problema em tempos de estiagem. Outro fator é o constante contato da estrutura metálica com a água, o que pode aumentar a corrosão da estrutura metálica. Em comparação com uma usina em solo, a usina flutuante tem maior custo de instalação e manutenção. Para a comunidade, gera o impeditivo de realização de pesca, navegação e recreação.