Estudos
VAMO - Veículos Alternativos para Mobilidade
Mobilidade
Sistema de compartilhamento de carros elétricos
Brasil
Ceará(CE)
Resultados e Impactos
A primeira mensuração de impacto do sistema ocorreu em março de 2017, seis meses após a implantação da fase "Operação Completa". Os principais resultados: - Foram registrados 572 usuários, média de 2,8 viagens por dia. - 75% das viagens ocorrem em dia de semana, entre 17h e 19h. - A região mais demandada pelo sistema não foi a com maior número de viagens; metade das viagens tem mesmo ponto de destino e origem (BARROS, 2017). - Ao longo dos dois anos de operação, em 2018 foram contabilizados 3.823 cadastros, 1.367 test-drives e 3.753 viagens. - Entre os que mais utilizam o sistema estão usuários com idade entre 21 e 40 anos, totalizando 2.658 pessoas. Os dados mostram ainda que os fortalezenses utilizam os veículos para viagens rápidas de até 30 minutos, somando 964 utilizações, e de 30 minutos a 1 hora somaram 907. Nesses dois anos de operação, estima-se que deixaram de ser emitidas na atmosfera mais de 500 toneladas de CO² (SERTELL, 2018).
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Não se aplica.
Fatores de Risco
Os únicos fatores de risco evidenciados para este caso dizem respeito à dependência do sistema em relação ao seu patrocinador, uma vez que a Prefeitura de Fortaleza não tem gerência tampouco recursos para subsidiar integralmente o projeto.
Lições aprendidas
Este estudo de caso proporciona o entendimento de que os preceitos de mobilidade sustentável vão além da promoção de transportes ativos e coletivos, incidindo igualmente em alternativas muitas das vezes pouco óbvias (como o transporte individual motorizado) e capazes de se popularizar graças ao investimento em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Vale comentar, também, que um modelo de carros elétricos compartilhados como este tem um grande potencial de alavancar a imagem das cidades enquanto "cidades inteligentes e sustentáveis", consequentemente atraindo uma série de investimentos e proporcionando bem-estar e qualidade de vida à população.
Compartilhe: