Artigo Estudos de Caso

Warka Water: Warka Tower

Metodologia

Ambiente Construído

Estruturas em bambu para coleta da água atmosférica

Etiópia

Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul()

Warka Tower foi um projeto desenvolvido pela Warka Water, organização sem fins lucrativos que busca soluções sustentáveis e inovadoras para problemas humanitários relacionados à escassez de água potável. O projeto consiste em uma torre de 9,5 metros de altura, estruturada em 6 módulos de bambu e revestida internamente por bio-plástico, cuja função é coletar água potável da atmosfera (chuva, orvalho e neblina) e armazená-la em reservatório. A malha interna de bio-plástico faz com que a umidade do ar condense e escorra para um reservatório no centro da estrutura.Após isso, a água é levada para outro reservatório para filtragem e, então, é distribuída. O processo não requer energia elétrica e pode ser facilmente manuseado pelos usuários. O enfoque da aplicação do projeto é, inicialmente, em comunidades rurais na Etiópia que sofrem com a escassez de água - o objetivo, porém, é expandir futuramente para Índia, Nepal, Colômbia, Haiti e Sumba. O projeto foi idealizado baseado na natureza e nos costumes locais, levando a uma volumetria orgânica e semelhante à arquitetura vernacular local - o próprio nome "Warka" remete às árvores Warka locais, figueiras que possuem forte caráter simbólico para as comunidades. O objetivo é que, além de funcional, a estrutura também proveja um ambiente de interação social.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Toda a construção do Warka Tower - incluindo materiais, despesas de viagem e pagamento dos trabalhadores envolvidos - foi financiada por meio de crowdfunding (financiamento coletivo), levantando fundos através de doações de pessoas do mundo inteiro.

Desafios

  • A utilização de bambu como material estrutural para a torre estimula infraestruturas e processos construtivos limpos, de baixa geração de gases de efeito estufa (em comparação a outros materiais construtivos comumente usados, como concreto e aço).

  • O Warka Tower é uma alternativa de coleta de água que diminui a necessidade de criação de poços e demais estruturas de coleta que alterem os lençóis freáticos e os solos locais.

  • O Warka Tower traz às comunidades rurais etíopes, que antes consumiam água de uso impróprio, acesso à água potável e descontaminada.

  • O Warka Tower, por coletar a água apenas disponível na atmosfera, é inteiramente respeitoso e em congruência com o ciclo hidrológico natural, sem afetá-lo diretamente.

Contexto

O projeto foi aplicado em comunidades rurais da Etiópia. A região escolhida possui um clima tipicamente savânico, caracterizado por temperaturas altas e longos períodos de seca. O acesso à água potável na Etiópia é bastante limitado - 44% da população geral do país possui acesso e, dentro das comunidades rurais, apenas 34%. Para conseguir água, geralmente, as mulheres das comunidades rurais se deslocam para a lagoa mais próxima (a quilômetros de distância) e coletam a água, de uso impróprio. Vale destacar que o consumo de água não-potável traz fortes consequências para a população: aproximadamente 54.000 crianças morrem por ano devido a diarreia, e mais 217.000 por outros problemas de saúde relacionados, como desnutrição, pneumonia e malária.