Artigo Estudos de Caso

Warka Water: Warka Tower

Metodologia

Ambiente Construído

Estruturas em bambu para coleta da água atmosférica

Etiópia

Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul()

Metodologia

A fase inicial de idealização, concepção e projeto durou dois anos (2012-2014), sendo realizado, então, um estudo para a seleção do local de implantação da estrutura.Após cumpridas essas etapas, foi realizada uma campanha de arrecadação de fundos para viabilizar a construção da primeira Warka Tower. A construção da estrutura, sem necessitar de energia elétrica, demanda a mão-de-obra de 8 pessoas e durou 4 semanas. O processo construtivo é realizado à mão e necessita apenas de ferramentas básicas: alicates, martelos, tesouras, serra, entre outros semelhantes. Etapas: 1. O processo de construção da estrutura inicia-se em local próximo ao ponto onde será instalada a torre. 2. Os bambus selecionados são amarrados com cordas de cânhamo e têm as juntas reforçadas com pinos de metal; 3. A malha de bio-plástico é instalada, amarrada por cabos de poliéster - todos os materiais utilizados são biodegradáveis ou recicláveis. 4. Em seguida, a estrutura é transportada para o local de implantação, onde é levantada e instalada por 16 pessoas em apenas um dia. 5. Com a estrutura implementada a torre entra em funcionamento: o ar condensado escorre para um reservatório no centro da estrutura; 6. Após isso, a água é levada para outro reservatório onde acontece a filtragem para em seguida ser distribuída. 7. Devem ser realizadas manutenções periódicas nos equipamentos.

Implementação

Atores

Warka Water Inc.

Institucional/Privada

Habitantes do vilarejo Dorze

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Empresa Architecture and Vision

Institucional/Privada

Empresa African Bamboo

Institucional/Privada

Cooperação de Desenvolvimento Italiano (Ministério de Negócios Exteriores e Cooperação Internacional da Itália)

Governamental (de cima para baixo)

Instituto Italiano de Cultura em Adis Abeba

Governamental (de cima para baixo)

Estudantes de Arquitetura do Ethiopian Institute of Architecture, Building Construction and City Development

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

O escritório Architecture and Vision, em parceria com o Warka Water Inc., foi responsável pela idealização e concepção do projeto. Para implementação na Etiópia, foi necessário apoio do governo da Itália, por meio do Ministério de Negócios Exteriores e Cooperação Internacional italiano e do Instituto Italiano de Cultura, situado em Adis Abeba (capital e maior cidade da Etiópia). Para conseguir realizar testes no local, principalmente relacionados aos materiais utilizados, foi realizada uma parceria com a empresa etíope African Bamboo. A construção do primeiro protótipo foi realizada em parceria com os estudantes de Arquitetura do Ethiopian Institute of Architecture, Building Construction and City Development, e a construção da estrutura a ser de fato utilizada foi realizada (após treinamento) pelos moradores do vilarejo Dorze.

Público-alvo

O público atingido pelo Warka Tower é a população do vilarejo Dorze - comunidade rural de baixas condições socioeconômicas.

Elementos de Replicabilidade

Conhecimento sobre o clima local, principalmente umidade do ar e taxas de precipitação.

Disponibilidade de mão-de-obra local para a construção.

Disponibilidade do material nas proximidades do local de construção/implantação.

Pessoal para treinamento dos moradores locais a fim de ensiná-los o processo construtivo.