Artigo Estudos de Caso

Zona 30 e Segurança de Trânsito em Londres - Inglaterra

Metodologia

Mobilidade

Medidas de acalmamento do trânsito

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

UK()

Metodologia

As subprefeituras da cidade de Londres são responsáveis por projetarem e selecionarem os locais para aplicação das zonas 30. A aprovação dos projetos e da organização das ruas com base na implementação de elementos de traffic calming seguem as diretrizes do departamento de trânsito. A Prefeitura aprova a implantação das zonas 30, tornando-se legalmente obrigada a consultar as partes interessadas relevantes, tais como os serviços de emergência, residentes locais e organizações que representam motoristas, de modo a atenuar impactos e a atender interesses sociais.

Implementação

Atores

Transport for London (TfL)

Governamental (de cima para baixo)

London Boroughs.

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A implementação da medida partiu da autoridade responsável pelo planejamento do trânsito, a agência Transport for London (TfL), em parceria com outras agências envolvidas na segurança viária para alcançar a meta de redução e construir parcerias. São atores importantes: subprefeituras ("boroughs" londrinos), pois têm um papel fundamental nas reduções locais e podem contribuir na educação das crianças e autoridades escolares; polícia, pois desempenha papel fundamental na aplicação de controles de velocidade e outros regulamentos de gerenciamento de tráfego e, ao mesmo tempo, é a autoridade que lida com os efeitos posteriores de uma colisão. Dados registrados pela polícia são vitais para a análise de colisões; Autoridades de trânsito nos níveis local, regional e nacional: são autoridades que estabelecem as regras gerais de trânsito, são responsáveis pela fiscalização e treinamento de motoristas e pela fiscalização das condições dos veículos. São também as instâncias com capacidade para implementar campanhas educativas e de conscientização.

Público-alvo

População municipal.

Elementos de Replicabilidade

Conseguir o apoio político e da comunidade, a partir de dois elementos fundamentais: a) Necessidade de fornecer evidências convincentes sobre as vantagens de se implantar Zonas 30; b) Assegurar a participação de lideranças do governo e da comunidade nos processos decisórios.

Garantir a ampla participação de grupos interessados através de: a) Constituição de Grupos de Trabalho no âmbito governamental; b) Constituição de grupos de trabalho de outras partes interessadas (comunidade, empresas, instituições de pesquisa, etc.); c) Garantir o envolvimento das partes interessadas no processo através de ações de transparência, como boletins informativos regulares.

Preparação de um plano de ação que estabeleça os objetivos e a forma de como estes serão alcançados, contendo: a) Definição de uma hierarquia de objetivos e indicadores de desempenho correspondentes a cada um deles; b) Definir as ações/atividades que devem ser executadas; c) Escolher e aplicar as ferramentas na execução do plano; d) Tomar decisões sobre obras de engenharia, considerando o maior ganho orçamentário disponível; e) Avaliação dos recursos necessários, considerando que tais recursos variam conforme as diversas ferramentas para implementação da medida.

Informar, influenciar e envolver o público, com os seguintes objetivos: a) Informar e educar os condutores e outros usuários das vias públicas acerca das ações de gestão da velocidade; b) Motivar o respeito aos limites de velocidade e velocidades seguras; c) Incentivar o apoio público às ações destinadas a abordar o problema de excesso de velocidade.

Planejamento e utilização de projetos-piloto, considerando: a) Entender em que consiste um plano piloto; b) Quais são os benefícios de um plano piloto; c) Como planejar e implementar um projeto-piloto.