Artigo Estudos de Caso

Zona 30 e Segurança de Trânsito em Londres - Inglaterra

Metodologia

Mobilidade

Medidas de acalmamento do trânsito

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

UK()

Resultados e Impactos

Estudos mostraram declínio de 1,7% no número de vítimas a cada ano nas ruas de Londres após a implantação das zonas 30. Há, também, uma estimativa de redução em 42% do número de vítimas de trânsito dentro de áreas abrangidas pela Zona 30 em comparação a áreas que não são atendidas. Houve redução do número de vítimas em todos os grupos etários. Não percebeu-se a migração significativa de colisões ou vítimas para áreas próximas às Zonas 30 dada a diferença de velocidade entre ambas, mantendo-se, portanto, estáveis os índices como um todo.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

O projeto encontra problemas no sentido de verificar em que medida a redução da velocidade nas ruas implica no aumento do uso de mais combustível, uma vez que os carros e automóveis em geral precisam usar mais constantemente o uso do freio e aceleradores.

Fatores de Risco

A implantação de medidas de acalmamento do trânsito tendem a aumentar em 3% o tempo de viagem casa-trabalho na medida em que impõe redução da velocidade. Isso também traz implicações, por exemplo, à circulação de ambulâncias, muito embora o estudo consultado tenha relatado que "demoras" na circulação de veículo de emergências por conta das medidas de acalmamento são relativamente pequenas. Por fim, cabe destacar algumas preocupações quanto ao potencial de aumento do ruído e poluição, uma vez que acalmar o tráfego implica no uso constante de freio e acelerador, podendo contribuir tanto para elevação do ruído de motor, bem como no uso maior de gasolina dependendo do veículo. A introdução de zonas de 30 não é incontroversa, e há uma necessidade de evidências confiáveis ​​sobre os ganhos de segurança já feitos, aqueles prováveis ​​de serem feitos por implementação futura e a relação custo-eficácia da implementação.

Lições aprendidas

Ao longo do tempo, percebeu-se que em áreas com maior incidência de vítimas geralmente os benefícios das Zonas 30 são maiores que os custos de implementação. Enquanto que nas áreas contrárias - isto é, com baixa incidência de vítimas -, os custos de implementação de medidas de acalmamento do trânsito são maiores que o valor de prevenção do número de vítimas. A implementação da gestão da velocidade ajuda a reduzir a intimidação que muitos pedestres e ciclistas sentem ao usar as ruas da cidade.