CGEE participa de seminário sobre Soluções baseadas na Natureza

06/11/2023


Atualizado em 06/11/2023  |  por Equipe OICS

 

No Dia Mundial das Cidades, a busca por soluções inovadoras e sustentáveis ganhou destaque, com a realização do Seminário sobre Soluções Baseadas na Natureza: Cidades Sustentáveis, Saneamento e Drenagem Urbana. O evento, realizado ontem (31), foi promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) do Rio de Janeiro (Seas), em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). 

O seminário reuniu especialistas para debater estratégias que visam fortalecer políticas públicas, incentivar iniciativas e promover cidades mais sustentáveis. A conferência teve como objetivo central a promoção de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) como resposta a desafios contemporâneos.

A assessora técnica do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do CGEE, Raiza Fraga, participou da primeira sessão de debates, intitulada "Panorama Geral sobre Soluções baseadas na Natureza no Brasil e no Mundo". Na ocasião, ela realizou uma apresentação sobre o Catálogo Brasileirio de Soluções baseadas na Natureza, publicação do Oics. 

"Fizemos um mapeamento extenso sobre SBN. Temos isso em um mapa e é muito importante as cidades se identificarem com essas agendas. Isso porque a partir do momento que uma cidade implementa uma solução, um projeto, consegue um recurso, e obtém bons resultados, as demais cidades passam a conhecer aquilo, e esse é um pouco o processo da inovação", afirmou. 

De acordo com ela, a ideia é auxiliar os gestores sobre como eles podem começar a pensar na SBN no seu território. O documento possui uma seleção de seis soluções baseadas na natureza e esse é o início do conteúdo, que deverá ser aprimorado. Por isso, ela ressaltou a importância da reunião com atores que estão implementando soluções. "Representa, basicamente, que quanto mais estudarmos essas iniciativas, teremos mais informação para sermos capazes de planejar melhor para conseguir identificar quais seriam os tipos de soluções melhor aplicadas para cada contexto", disse. 

A primeira sessão contou, ainda, com a participação de outros especialistas, incluindo a pesquisadora Cecília Polacow Herzog; o especialista do Centro de Excelência de Destinos de Quebec, Emanuel Oliver Hillel; e o diretor de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA) , Maurício Guerra.