Design de futuros para as cidades brasileiras em meio à pandemia do coronavírus

Atualizado em 12/07/2022  |  por Equipe OICS

A emergência da crise pandêmica representou um evento histórico, estabelecendo um marco significativo à memória coletiva da humanidade. Esse trágico ponto de inflexão provocou movimentos de continuidades e descontinuidades entre os modos de vida pré e pós-pandemia nas cidades.

O desafio reside justamente na dificuldade de, em meio a uma crise dessa magnitude, mantermos uma percepção histórica e contextual dos problemas e desafios preexistentes e de como esses interagem e se integram à nova ordem.

Pensar as cidades em meio a um novo contexto é parte da missão do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis que atua para acelerar a inovação nas cidades brasileiras e apoiar a tomada de decisão com base em evidências. Uma das formas de fazer isso é por meio do mapeamento e da identificação de soluções portadoras de futuro contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-região. Além disso, apresentamos resumos executivos, elaborados por especialistas, que apontam caminhos e reflexões para um futuro mais sustentável, justo e resiliente para as cidades e os cidadãos brasileiros.

A publicação "Design de futuros para as cidades brasileiras em meio à pandemia do coronavírus" explora o espaço urbano em sua essência de possibilidades e tensões, para apontar um caminho de redesenho da convivência urbana com os ambientes naturais como uma das formas de recuperação da vida saudável pós-coronavírus. Boa leitura!

Materiais relacionados

Clique aqui para ler o documento.

Acessar