GUIA VITACIDADES - PLANO DE ATERRISSAGEM - CODESENHOS DE FUTUROS URBANOS

Atualizado em 18/10/2023  |  por Equipe OICS

 

O presente Guia apresenta os princípios e as abordagens utilizadas para a construção da visão de futuro Vitacidades, formulada no estudo “Design de futuros para as cidades brasileiras a partir da pandemia”. Com isso, objetiva demonstrar as possibilidades de sua aplicação prática. Para tanto, propomos aqui um exercício de operacionalização relacional destas ferramentas, com vistas à consolidação de um sistema de conceitos-chave, que sirva a ações comunicativas para o engajamento plural em uma agenda comum de governança urbana regenerativa.

Servimo-nos, assim, da curadoria de casos e técnicas do Banco de Soluções disponibilizado pelo Observatório de Inovação em Cidades Sustentáveis (OICS) e demonstramos conexões com agendas correlatas a fim de testar o potencial de orquestração de soluções-relações para a gestão de antigos e novos problemas urbanos. A visão de futuro à qual nos fiamos, ao mirar um horizonte de vitalidade para os contextos urbanos atuais, opera a projeção de um presente outro a partir deste, marcado por adoecimentos múltiplos, incertezas e tragicidade. A pandemia de Covid-19 tem até aqui, para aqueles que se prestaram e se prestam a geri-la, tomado a forma de uma crise cronicizada. Ou seja, de uma crise duradoura cuja gestão dos prejuízos, seus agravos e prováveis reincidências demandam instrumentos e estratégias continuadas, para além das respostas emergenciais sobretudo após a declaração de fim do estado de emergência pública de interesse internacional feito em maio deste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De forma sintética e com os objetivos acima apontados, apresentamos a seguir: (1) um resgate atualizado dos relatórios e dados referentes ao quadro compreensivo dos riscos que suportam tanto as análises de crise conduzidas quanto os rumos propositivos; (2) uma exposição guiada às estruturas fundantes da proposta de vitacidades; (3) caracterização das vitacidades, do potencial de relacionalidade do sistema de conceitos-chave e relações com importantes agendas nacionais e globais; e (4) um exercício de aplicação voltado à orquestração do Banco de Soluções OICS.

O conteúdo do guia, se encontra disponível no link abaixo.

Boa leitura!

 

 

 

 

Materiais relacionados

GUIA VITACIDADES - codesenho de futuros urbanos

Acessar