Soluções em Foco #1: Acupuntura Urbana - Revitalização de Espaços Urbanos Degradados

30/01/2024


Atualizado em 30/01/2024  |  por Equipe OICS

A coluna “Soluções em Foco”

Com o objetivo de estimular a sustentabilidade urbana nas cidades brasileiras, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) atua como uma plataforma de mapeamento e divulgação de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas urbanos. Neste ano, lançamos a coluna “Soluções Urbanas Em Foco”, que será dedicada a desvendar algumas das soluções do nosso banco de dados, explorando o problema que elas prometem combater, seus efeitos e exemplos práticos de sua aplicação. Além disso, você sempre pode mergulhar mais fundo e explorar mais detalhes sobre nossas soluções e estudos de caso no site do OICS. Vamos juntos construir cidades mais verdes e conectadas?

Acupuntura Urbana: Revitalização de Espaços Urbanos Degradados

Os espaços públicos das cidades são peças valiosas para a promoção do bem-estar e da segurança da sociedade. Ambientes degradados, espaços urbanos subutilizados, sem destinação ou propósitos claros, são um desafio para o planejamento urbano. Uma prática para a revitalização desses tipos de áreas degradadas é a “Acupuntura Urbana”, uma solução simples para a requalificação de espaços públicos por meio de intervenções locais.

Ao contrário das intervenções convencionais, a Acupuntura Urbana adota uma abordagem incremental e direcionada, que envolve a recuperação de áreas degradadas por meio de intervenções de pequena escala. É considerada uma estratégia de design que, embora permita a renovação e requalificação urbana em nível local, gera impactos sistêmicos no meio urbano.

Um exemplo prático foi a aplicação dessa técnica no Parque das Pedreiras, localizado a 6km do centro da cidade de Curitiba, PR. O local consistia em uma área abandonada que, com o tempo, se transformou em um parque de entretenimento. O complexo, gerido pela iniciativa privada, hoje é uma Unidade de Conservação Ambiental de um dos principais pólos culturais da região.

A população tende a valorizar e cuidar de espaços bem revitalizados, fazendo com que as pessoas queiram cuidar do ambiente em que estão inseridas, e se sentirem parte daquele todo. Além de melhorar a qualidade de vida nas cidades, a Acupuntura Urbana têm efeitos sociais como a geração de empregos, a promoção do bem-estar, a integração com a natureza e, consequentemente, a construção de uma identidade local mais forte.

Como solução para o planejamento urbano, a Acupuntura Urbana também possui efeitos para redução da vulnerabilidade climática e resiliência urbana, aumentando os espaços verdes da cidades. Isso porque ao restituir áreas degradadas, a técnica promove a descarbonização da infraestrutura urbana. Assim, a adoção dessa solução não só transforma áreas degradadas em espaços funcionais, mas também fortalece a conexão entre os cidadãos e o ambiente urbano, contribuindo para a construção de cidades mais sustentáveis.

Para ler mais sobre a solução Acupuntura Urbana, clique neste link.