Soluções em Foco #2: Logística Reversa de Embalagens Pós-consumo

30/01/2024


Atualizado em 30/01/2024  |  por Equipe OICS

A preocupação com o excesso de resíduos sólidos urbanos tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis no país. Apesar das taxas elevadas de coleta para reciclagem, segundo o estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos no mundo, e ainda enfrenta desafios significativos. Uma solução alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que endereça esse problema é a experiência da  “Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo”.

A logística reversa é caracterizada pelo processo de recuperação de materiais recicláveis, reintegrando-os à cadeia de reciclagem. É um dos instrumentos utilizados pela PNRS para estabelecer a responsabilidade de todos os envolvidos, desde os fabricantes até os cidadãos, pelo ciclo de vida dos produtos. Esta solução destaca a importância das empresas em aproveitar oportunidades para minimizar o impacto ambiental e incentivar boas práticas pós-consumo.

Um exemplo prático da aplicação dessa técnica são as iniciativas de empresas de cosméticos e produtos de beleza que estimulam o retorno sustentável de suas embalagens por parte dos consumidores, oferecendo algo em troca aos que participarem. Como resultado, essas ações incentivam a reutilização, por exemplo, da resina Surlyn, um material difícil de ser reciclado, presente nas embalagens de seus produtos. Para saber mais sobre este e outros estudos de caso relacionados, clique aqui. 

Além de reduzir a quantidade de resíduos e diminuir o consumo e custo de matérias primas primárias, a Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo contribui para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Ao viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos, essa prática favorece o reaproveitamento em ciclos produtivos, além de promover uma destinação adequada aos resíduos.

Investir em logística reversa é mais do que uma responsabilidade legal, mas também uma contribuição ativa para a construção de um futuro mais sustentável. Ao adotar essa abordagem, as empresas não apenas atendem às exigências regulatórias, mas também desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais consciente. 

Para ler mais sobre a solução Logística Reversa de Embalagens Pós-consumo, clique neste link.