Soluções em Foco #3: Restauração de Nascentes nas Áreas Urbanas e Periurbanas

30/01/2024


Atualizado em 30/01/2024  |  por Equipe OICS

As nascentes são fontes naturais de água que emergem do lençol freático e possuem um papel fundamental no abastecimento de água. Como verdadeiros tesouros naturais, essas áreas precisam de preservação. Contudo, em razão da urbanização e atividades humanas, grande parte das nascentes brasileiras estão degradadas. Para reverter esse cenário, a restauração de nascentes aparece como uma possível solução.

Em áreas urbanas e periurbanas, muitas nascentes encontram-se pavimentadas, rebaixadas para construção civil ou sujeitas à degradação por lixo e entulho. A ocupação desordenada das cidades, o descarte indevido de lixo e a supressão de áreas verdes em áreas urbanas comprometem o funcionamento natural das nascentes e podem resultar na redução do fluxo de água, aumento do risco de inundações e redução da biodiversidade.

Um projeto de restauração envolveria, por exemplo, o plantio de árvores nativas, a remoção de resíduos e um monitoramento contínuo do ecossistema. Foi o que aconteceu com a Praça da Nascente, em São Paulo/SP, transformada para proteger e restaurar as nascentes do córrego Água Preta. A praça passou de uma área desconsiderada e utilizada para descarte de lixo em um vibrante espaço comunitário. Assim, a recuperação dessas áreas não apenas recupera a segurança hídrica, mas também viabiliza a transformação desses espaços em parques públicos, promovendo lazer, saúde e conexão com a natureza. Para saber mais sobre este e outros estudos de caso relacionados, clique aqui.

A solução de restauração e proteção de nascentes envolve o sequestro de carbono, em especial por meio do plantio e da recuperação da vegetação nativa. Esse processo reduz as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), ao retirar o carbono da atmosfera e armazená-lo na vegetação e solo.

Essa solução natural mantém o ciclo da água, reduz o impacto das mudanças climáticas e promove maior segurança hídrica para as cidades, benefícios para o meio ambiente e para a comunidade, que pode desfrutar de um espaço mais saudável e agradável, conectar-se melhor com a natureza e aprimorar sua saúde física, mental e espiritual.

Para ler mais sobre a solução Restauração de Nascentes nas Áreas Urbanas e Periurbanas, clique neste link.