Soluções em Foco #7: Renaturalização de Rios Urbanos

18/03/2024


Atualizado em 18/03/2024  |  por Equipe OICS

Os rios urbanos enfrentam diversos desafios por conta de intervenções como a modificação ou supressão de seus cursos naturais e a impermeabilização do solo. Com o aumento do número de carros e prédios, o objetivo dessas medidas é controlar inundações e melhorar o tráfego de automóveis. Mas uma vez que causa o aumento da velocidade do escoamento da água, essas intervenções podem levar a inundações recorrentes e a perda da biodiversidade aquática e terrestre. É nesse cenário que a renaturalização dos rios urbanos surge como uma solução para restaurar a saúde dos cursos d'água e dos ecossistemas adjacentes.

A renaturalização dos rios urbanos envolve a restauração de seus cursos naturais por meio da diminuição da velocidade da água, do aumento da área disponível para inundação, da proteção da biota e da recuperação de matas ciliares. A ideia é que o rio retome com um curso mais parecido com o original. Essa solução também propõe a criação de parques urbanos ao longo das margens dos rios, proporcionando espaços verdes acessíveis à população e contribuindo para a resiliência das cidades diante das mudanças climáticas.

O Rio Jaguaré, por exemplo, sub-bacia do Rio Pinheiros, em São Paulo/SP, enfrentava problemas como a canalização do córrego e uma poluição pontual e difusa. O projeto de revitalização do rio utilizou uma abordagem que combina tecnologias baseadas na natureza com soluções de engenharia para restaurar as suas funções ecológicas e manejar as suas águas em diferentes escalas. O sistema também substitui áreas subutilizadas por espaços públicos multifuncionais, priorizando a mobilidade limpa e o contato direto da população com a natureza.

A realidade do Brasil é marcada pela presença de uma grande quantidade de rios urbanos poluídos, que constantemente geram problemas para os gestores das cidades. De acordo com a ONG SOS Mata Atlântica, os principais rios brasileiros têm índices preocupantes de qualidade e disponibilidade de água, muitos deles os tornando inúteis para abastecimento público ou lazer. Essa poluição não apenas compromete a qualidade da água, mas também afeta a saúde pública e a biodiversidade aquática.

Ao valorizar os corredores fluviais, a renaturalização dos rios urbanos pode desencadear uma série de benefícios sociais e econômicos. Esses espaços naturais revitalizados oferecem oportunidades para atividades recreativas de lazer, contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promovem o desenvolvimento econômico das áreas próximas.

Para ler mais sobre a solução Renaturalização de Rios Urbanos, clique neste link.