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BENS E SERVIÇOS

Bicicletário de grande capacidade

Bicicletário de grande capacidade

Mobilidade

Mobilidade não-motorizada

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Além de minimizar o uso de transporte motorizado em função do estímulo gerado para uso da bicicleta, pode evitar a migração modal para meios motorizados, especialmente moto.


A solução apresentada é baseada na ideia da criação de estacionamento de bicicletas de grande capacidade, voltados para usuários que realizam integração bicicleta-trem/metrô. O objetivo é desenvolver um estacionamento mais seguro, que possua sistema de controle de acesso, além da possibilidade da oferta de serviços de conveniência, e até mesmo a oferta de serviços adicionais como manutenção e revisão de bicicletas. A construção de bicicletários de grande capacidade pode ser um instrumento para promover o uso da bicicleta como alternativa de transporte economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável. Um dos principais entraves do uso de trens e metrô é sua dificuldade em atender diversos pontos da cidade, já que a logística é mais complexa do que a construção da malha rodoviária local. Nesse contexto, o estímulo ao uso de bicicletas perpassa a construção de ciclovias, devendo incluir a logística para armazenar estas bicicletas nos seus pontos principais de parada, como estação de trem e metrô. Dessa forma, estimular o uso de bicicletas para chegar as estações do metrô passa pela construção de bicicletários de alta capacidade. Este tipo de solução permite reduzir o transporte individual motorizado. Sendo assim, tem a capacidade de reduzir o tráfego de veículos, atuando na redução do trânsito e congestionamento, com benefícios ambientais derivados.

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O Problema

Em países do Sul Global, a paisagem do entorno de estações de transportes de massa como trem e metrô é marcada, muitas vezes, pela imagem de inúmeras bicicletas precariamente amarradas nas grades da estação todos os dias. O problema da integração entre bicicletas e outros modais também envolve o risco de furtos, relacionados a falta de estrutura adequada e de segurança. Estes aspectos desincentivam a integração modal, assim levando a que algumas pessoas optem pelo transporte motorizado no quilômetro final percorrido.