Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Além de minimizar o uso de transporte motorizado em função do estímulo gerado para uso da bicicleta, pode evitar a migração modal para meios motorizados, especialmente moto.
A solução apresentada é baseada na ideia da criação de estacionamento de bicicletas de grande capacidade, voltados para usuários que realizam integração bicicleta-trem/metrô. O objetivo é desenvolver um estacionamento mais seguro, que possua sistema de controle de acesso, além da possibilidade da oferta de serviços de conveniência, e até mesmo a oferta de serviços adicionais como manutenção e revisão de bicicletas. A construção de bicicletários de grande capacidade pode ser um instrumento para promover o uso da bicicleta como alternativa de transporte economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável. Um dos principais entraves do uso de trens e metrô é sua dificuldade em atender diversos pontos da cidade, já que a logística é mais complexa do que a construção da malha rodoviária local. Nesse contexto, o estímulo ao uso de bicicletas perpassa a construção de ciclovias, devendo incluir a logística para armazenar estas bicicletas nos seus pontos principais de parada, como estação de trem e metrô. Dessa forma, estimular o uso de bicicletas para chegar as estações do metrô passa pela construção de bicicletários de alta capacidade. Este tipo de solução permite reduzir o transporte individual motorizado. Sendo assim, tem a capacidade de reduzir o tráfego de veículos, atuando na redução do trânsito e congestionamento, com benefícios ambientais derivados.
O Problema
Em países do Sul Global, a paisagem do entorno de estações de transportes de massa como trem e metrô é marcada, muitas vezes, pela imagem de inúmeras bicicletas precariamente amarradas nas grades da estação todos os dias. O problema da integração entre bicicletas e outros modais também envolve o risco de furtos, relacionados a falta de estrutura adequada e de segurança. Estes aspectos desincentivam a integração modal, assim levando a que algumas pessoas optem pelo transporte motorizado no quilômetro final percorrido.
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