Artigo Estudos de Caso

Integração bicicleta-transporte público em Malmo - Suécia

Metodologia

Mobilidade

Bicicletário de grande capacidade

Suécia

Malmo()

O governo da cidade de Malmö começou a promover as bicicletas como um importante meio de transporte em 1996, quando o programa de bicicletas foi publicado pela primeira vez. A iniciativa focou seu programa de incentivo ao uso da bicicleta em algumas ações centrais, tais como: (i) construção e expansão de uma complexa rede de ciclovias retas e seguras; (ii) instalação e modernização da sinalização baseada em tecnologias digitais; (iii) construção de estacionamento seguro e com localização central; e (iv) atividades e campanhas de informação. Além disso, mapas gratuitos de bicicleta estavam disponíveis desde 1965. A partir de 1995, esses mapas foram atualizados com mais frequência e recentemente foram disponibilizados na Internet.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Malmo investiu em torno de 40 milhões de euros em infraestrutura durante o período de sete anos de 2012 a 2019, e mais 1,6 milhão por ano em medidas suaves.

Desafios

  • Promove o maior acesso da população residente ao transporte de massa com escala regional.

  • Ao evitar a necessidade de viagens individuais motorizadas, reduzindo os deslocamentos pendulares e de longa distância.

  • O programa é voltado especialmente para inclusão de todo tipo de público, incluindo idosos e crianças, através de parâmetros de segurança como sinalização, a informação de rotas seguras e manutenção constante das infraestruturas.

Contexto

Malmo é a terceira maior cidade da Suécia, com uma população de cerca de 316.588 habitantes. Sua área total é de 77km² e sua densidade 4.106,2 hab/km². Está localizada no extremo sul da península escandinava, a 600 quilômetros de Estocolmo e é unida à capital dinamarquesa, Copenhague, por uma ponte. Ademais, destaca-se que a cidade se desenvolveu como um próspero centro industrial e comercial a partir de suas raízes medievais. Após uma recessão econômica significativa e alto desemprego nas décadas de 1980 e 1990, a cidade emergiu em um rápido desenvolvimento econômico e social. Desde a década de 1980, a cidade tem experimentado importantes transformações urbanas em direção ao desenvolvimento sustentável, com grandes inovações, como a abertura da Universidade de Malmo, a construção da Ponte Oresund para Copenhague, a renovação urbana e a construção de novas e atraentes habitações e áreas comerciais. Atualmente, 30% da população usa bicicletas para ir ao trabalho ou à escola.