Artigo Estudos de Caso

Bicicletário da Estação Largo da Batata (SP)

Metodologia

Mobilidade

Bicicletário de grande capacidade

Brasil

São Paulo(SP)

Inaugurado em 2014, o projeto consiste na operação de um estacionamento de bicicletas gratuito com capacidade para 100 vagas e que funciona 24h por dia. O principal objetivo da iniciativa é promover uma solução segura, eficiente e sem custos para o estacionamento de bicicletas em uma região de alto fluxo de pessoas, grande concentração de comércio, trabalho e moradias, onde há entroncamento de diferentes modais de transporte público, como o metrô e ônibus. Além disso, o bicicletário busca estimular o uso de bicicleta como meio de transporte urbano na região e assim também diminuir a utilização de transporte motorizado por pessoas que frequentam a região.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O projeto foi viabilizado financeiramente graças ao patrocínio do Banco Itaú em ações de responsabilidade socioambiental. Valores de investimento não foram divulgados.

Desafios

  • O projeto incentiva a utilização de bicicletas a partir da provisão de infraestrutura de qualidade e adequada para estacionamento de bicicletas.

  • O projeto incentiva a utilização de um meio de transporte não poluente.

Contexto

A iniciativa foi motivada por um abaixo assinado realizado na região que contou com mais de 24 mil assinaturas e que pedia a construção e operação de um estacionamento para bicicletas no Largo da Batata, no cruzamento da Avenida Rebouças com Avenida Brigadeiro Faria Lima, importante polo empresarial da cidade de São Paulo. Vale a pena mencionar que o Largo da Batata configura hoje em dia um importante hub de mobilidade na cidade de São Paulo por concentrar corredores de Bus Rapid Transit, estação de trem e estações do metrô.