Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Bicicletas elétricas

Bicicletas elétricas

Mobilidade

Descarbonização do transporte

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

As bicicletas elétricas utilizam motores elétricos não poluentes, que não emitem CO2 e não utilizam combustíveis fósseis. Vale destacar que cada um dos mais de 8 mil brasileiros que usam a bicicleta como meio de transporte deixa de emitir 4,4 kg de CO2 por ano (Labmob, 2018).


Bicicletas elétricas, também conhecidas como e-bikes, são bicicletas que contam com o auxílio de um motor elétrico que pode ser acionado quando o ciclista pedala, ou ainda, por meio de acelerador. Possuem velocidade e autonomia variável, de acordo com a potência do motor e a capacidade da bateria. Hoje existem diversos modelos de bicicletas elétricas disponíveis no mercado e as mesmas estão se tornando uma opção para a mobilidade urbana sustentável. Utilizam baterias recarregáveis e possuem um painel que controla uso e velocidade. Além disso, podem ser integradas a sistemas de compartilhamento. As bicicletas elétricas representam uma das alternativas para endereçar alguns dos desafios da mobilidade urbana sustentável, tanto como meio de transporte para o trabalho e a escola, quanto como equipamento para promoção da micromobilidade para integração à diferentes modais. Além de eficientes e não poluentes, as bicicletas elétricas representam uma das soluções mais econômicas para o transporte diário.

Bicicleta elétrica Motor assistido Eletromobilidade Micromobilidade Ciclismo

O Problema

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios a serem enfrentados com vistas ao desenvolvimento sustentável. O uso excessivo de veículos movidos a combustão é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, o que contribui diretamente para a poluição do ar, especialmente nas grandes cidades. O estimulo ao uso de bicicletas elétricas mitigaria estes impactos, contudo depende da ampliação de investimentos na malha cicloviária e em postos de recarga.