Artigo Estudos de Caso

Skape - Bicicleta elétrica assistida dobrável

Metodologia

Mobilidade

Bicicletas elétricas

Rio de Janeiro(RJ)

A Skape é uma e-bike dobrável e assistida que favorece o uso diário da bicicleta e facilita a conexão com os diferentes modais de transporte. A Skape possui um sistema que aciona o motor elétrico sempre que necessário, facilitando o uso da bicicleta em terrenos irregulares, em subidas e/ou qualquer momento que exija mais força do usuário. Dobrada, a Skape roda ao lado do usuário como um carrinho. É leve e prática e pode ser colocada na mala do carro, táxi, Uber ou, ainda, ser levada para dentro de trens, metrôs, ônibus, escada rolante e elevador.

Custo para Implementação

De cinco a cinquenta mil reais

O valor da e-bike varia conforme o modelo. Podem ser encontrados modelos por aproximadamente seis mil reais (2020).

Desafios

  • As bicicletas elétricas ampliam a mobilidade das pessoas nas cidades.

  • Permite a intermobilidade, integrando a bicileta ao transporte público de massa.

  • A bicileta elétrica contribui para a diminuição dos gases de efeito estufa.

Motivação

A bicicleta elétrica assistida dobrável Skape foi desenvolvida para tratar de um dos grandes desafios urbanos, a mobilidade. Permite que as pessoas se desloquem com o mínimo esforço e grande mobilidade, é segura e eficiente, permitindo conexão com os mais diversos modais de transporte. Isto é possível, pois se trata de uma bicicleta dobrável, podendo ser colocada em automóveis, e possui um botão que aciona velocidade mínima de deslocamento, permitindo que a mesma se desloque dobrada ao lado do usuário.

Contexto

A mobilidade urbana é tida como um dos grandes desafios das cidades, que precisam se adequar constantemente para atender ao grande volume de veículos que se deslocam diariamente. Hoje, as bicicletas são reconhecidamente uma alternativa econômica e saudável para aqueles que precisam se deslocar diariamente. No entanto, nem sempre as cidades têm estrutura adequada e, em muitos casos, as cidades possuem relevo acidentado, com muitas subidas e descidas, dificultando o uso de bicicletas convencionais. Outro desafio são os grandes trajetos que exigem que o usuário tenha a possibilidade de usar a bicicleta para se conectar a outros modais como metrô, ônibus, trem e até mesmo taxis e Uber, praticando a intermobilidade. Neste contexto a empresa Skape identificou a oportunidade de desenvolver uma e-bike que atendesse as diversas variáveis e necessidade da mobilidade urbana em cidades com diferentes geografias e modais de transporte. O resultado veio depois de muitos anos de desenvolvimento e testes, resultando em uma e-bike assistida e dobrável, com autonomia e segurança para o usuário.