Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Embarcação elétrica solar fotovoltaica

Embarcação elétrica solar fotovoltaica

Mobilidade

Descarbonização do transporte

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Em período recente da história da humanidade, a geração de energia se deu, quase que exclusivamente (em termos absolutos), com base nos derivados de petróleo. Mais recentemente ainda, identificou-se essa dependência dos derivados como um problema por dois principais motivos: os impactos ambientais associados à emissão de gases de efeito estufa e o esgotamento iminente das reservas globais de petróleo. Assim, foi iniciada uma busca por novas fontes de energia que não estivessem associadas aos derivados, as fontes de energia limpa. A energia solar é uma dessas fontes e, apesar de também apresentar outros impactos ambientais, não é uma fonte emissora de gases de efeito estufa. Existem dois tipos de energia associadas ao sol: a solar e a fotovoltaica. A energia solar funciona da mesma forma que a energia térmica, com a diferença de que, ao invés de o fluido de trabalho ser aquecido pela queima de carvão – opção que emite gases de efeito estufa -, ele é aquecido pelo calor emitido pelos raios solares. Já a energia solar fotovoltaica é a geração de energia elétrica a partir dos raios solares através do efeito fotovoltaico. Assim, é possível perceber que nenhuma das duas opções está associada à queima de combustíveis fósseis que é, justamente, a fonte de emissão de GEEs. Os transportes em geral ainda estão baseados em combustíveis fósseis e sua substituição pela fonte solar é uma forma de contribuir para a redução de emissão destes gases.


Esta solução trata da tecnologia de transferência de energia solar em energia elétrica em embarcações que visam ao transporte de passageiros, mediante uso de células fotovoltaicas. A energia elétrica gerada pelas células das placas é armazenada em baterias para depois alimentar o motor elétrico da embarcação, de modo a transformar a energia elétrica em energia mecânica e permitir a locomoção da embarcação. Desse modo, os motores elétricos são um dos principais componentes consumidores de energia nas embarcações solares. As baterias nos barcos solares têm a função de armazenar a energia elétrica, proveniente dos painéis fotovoltaicos, como energia química, para utilizar posteriormente como energia elétrica. Estes barcos poderiam ser utilizados como opção de transporte de pessoas e cargas em cidades costeiras ou ribeirinhas. Portanto, constitui-se em solução vantajosa, em termos ambientais, relativamente a embarcações movidas a combustíveis fósseis.

Embarcações Solares Energia Renovável Embarcação Elétrica Barco Solar Energia Solar Fotovoltaica

O Problema

O uso de barcos como forma de transporte de passageiros já é utilizado em diversas cidades costeiras do Brasil e do mundo. Segundo dados da CCR-RJ, o serviço aquaviário no RJ transporta cerca de 20 mil passageiros por dia (CCR, 2022), com barcas que tem capacidade de passageiros similar a trens de metrô. Em alguns locais, como na Amazonia, os moradores dependem deste tipo de transporte para seu deslocamento.