Artigo Estudos de Caso

Turanor PlanetSolar - Alemanha

Metodologia

Mobilidade

Embarcação elétrica solar fotovoltaica

Alemanha

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Este estudo de caso aborda o desenvolvimento do maior barco do mundo movido com energia solar, chamado Turanor PlanetSolar. O navio pesa aproximadamente 100 toneladas, é equipado com uma cozinha, seis camarotes e nove camas, com capacidade para uma tripulação de até 60 pessoas. Seu motor elétrico tem uma potência de 120 kW. O PlanetSolar possui 31m de comprimento, 15m de boca (23m com abas) e calado de 1,55m. A altura acima da linha d'água é de 6,30m. O peso morto do barco é de 85 toneladas. O barco pode acomodar quatro tripulantes e até 60 pessoas em sua viagem pelo mundo. O topo do barco está à superfície com 127 módulos fotovoltaicos cobrindo 537 m². A energia gerada pelos módulos é armazenada em baterias de Lithium Ion (NCA). As 648 células instaladas no barco pesam cerca de 11 toneladas. O gerador solar pode produzir potência de pico de 93,5kW. A eficiência é estimada em 18,8%. Os bancos de baterias de placa têm uma eficiência de mais de 95% e fornecem eletricidade para os motores elétricos em cada semi-casco. Esse é um barco lento, sua velocidade média é de 5,5 nós. Além disso, o barco depende dos raios solares para funcionar, mas pode se mover por 72 horas sem sol. Por fim, destaca-se que este projeto tem apoio da Universidade de Geneve (PlanetSolar, 2020).

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

O Turanor foi construído pela Knierim Yachtbau, na Alemanha, para a PlanetSolar, com sede na Suíça. O projeto foi financiado por um empresário alemão, Immo Ströher. O custo de construção foi de 15 milhões de euros.

Desafios

  • Mudança na principal fonte de energia para propulsão de navios, já que propõe a troca de combustível derivado de petróleo para energia elétrica proveniente de painéis solares.

  • Uma vez que se trata de uma fonte renovável e não emissora de gases de efeito estufa.

Motivação

A embarcação foi construída com o objetivo de ser a primeira embarcação propelida exclusivamente por energia solar a navegar pelo mundo.

Contexto

A Alemanha é o terceiro país do mundo com maior capacidade instalada de energia solar. Assim, é possível perceber um grande incentivo a essa modalidade no país, fazendo sentido que a iniciativa de construir uma embarcação propelida exclusivamente com energia solar fotovoltaica tenha partido dele. Dessa forma, é possível afirmar que o estudo de caso foi implementado em um país no qual o incentivo a energia solar é bastante forte. Além disso, a Alemanha é também um país desenvolvido e com grande capacidade econômica, o que justifica a capacidade de realização de um investimento deste porte.