Artigo Estudos de Caso

Barco que usa energia solar para trabalhos de pesquisa - Lagoa do Peri, Santa Catarina

Metodologia

Mobilidade

Embarcação elétrica solar fotovoltaica

Brasil

Santa Catarina(SC)

Um barco que usa energia solar, limpa e renovável, para ser utilizado em projetos de pesquisas, mobilização social e educação ambiental na Lagoa do Peri. A embarcação é silenciosa e não gasta combustível ou emite poluentes. Trata-se de um catamarã de alumínio capaz de levar até 16 pessoas.

Custo para Implementação

De cinquenta a cem mil reais

Segundo dados do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) usou o valor total de R$ 100 mil. Com o valor foram comprados os materiais e feita a integração.

Desafios

  • Mudança na principal fonte de energia em barcos, já que propõe a troca de combustível derivado de petróleo para energia elétrica proveniente de painéis solares.

  • Trata-se de uma fonte limpa e renovável e não emissora de gases de efeito estufa.

Motivação

A solicitação da embarcação foi do Instituto Ekko Brasil, que precisava de um meio não-poluente e silencioso para monitorar as lontras na Lagoa do Peri (SC). O projeto do barco auxiliará no trabalho dos pesquisadores do Instituto em estudos da biodiversidade e conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas da região. A Lagoa do Peri é uma Unidade de Conservação (UC) municipal onde é proibida a navegação de embarcações movidas a motores de combustão. “Esse tipo de embarcação dará maior eficiência e segurança às equipes de pesquisa do IEB”, afirma Carvalho Junior, gerente de Pesquisas do Instituto Ekko Brasil/Projeto Lontra.

Contexto

Inserida em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica, a lagoa do Peri receberá a embarcação. A lagoa é localizada na região sudeste da Ilha de Santa Catarina, maior lagoa de água doce da costa catarinense, que totaliza uma área de 5 km² de superfície de água.