Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados zero emissões. O conceito zero emissões deriva do fato destes veículos não emitirem gases nocivos ao meio ambiente e serem considerados silenciosos, tendo um nível de poluição sonora considerado mínimo, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos do que os motores de combustão interna.
A solução trata da criação de frota corporativa de veículos elétricos em substituição aos VCI (veículos de combustão interna) junto com uma rede de eletropostos. Os veículos elétricos utilizam a propulsão por meio de motores elétricos, sendo compostos por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade. Esses veículos são uma opção para redução da emissão de gases de efeito estufa e também poluição atmosférica nas cidades. O grande desafio desta solução está na forma de abastecimento destes veículos e seu impacto na rede de distribuição elétrica. Apesar dos veículos híbridos e elétricos puros no país ainda responderem por uma parcela muito pequena da frota total, algumas políticas públicas de estímulo a essa tecnologia já estão sendo implementadas e o mercado consumidor tem se mostrado potencialmente grande, o que abre oportunidades de desenvolvimento da mobilidade elétrica.
O Problema
O setor de transportes é responsável por cerca de 25% das emissões de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis no mundo (Ge e Wang, 2019). Com o avanço das tecnologias de mobilidade urbana e inserção dos veículos elétricos (VEs) no mercado, uma nova demanda de energia elétrica será gradativamente introduzida às redes de distribuição, trazendo novos desafios operacionais e de planejamento para o setor elétrico. A China, por exemplo, tem como meta atingir 7 milhões de veículos movidos a energia limpa até 2025 e, de acordo com a Global EV Outlook (2016), a perspectiva é que a participação de VEs no estoque do país seja de 3%. Do mesmo modo que no resto do mundo, preocupações com preço dos combustíveis, eficiência energética e questões ambientais, assim como a busca por novos modelos de negócios, estão presentes no Brasil, levando à procura por veículos mais limpos e eficientes nas últimas décadas. Apesar dos veículos híbridos e elétricos puros no país ainda responderem por uma parcela muito pequena da frota total, algumas políticas públicas de estímulo a essa tecnologia já estão sendo implementadas e o mercado consumidor tem se mostrado potencialmente grande, o que abre oportunidades de desenvolvimento da mobilidade elétrica.
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