Estudos
Chile implementa frota de ônibus 100% elétricos
Mobilidade
Frota corporativa com sistema de recarga de veículos elétricos
Chile
Santiago()
Em dezembro de 2018 foi realizada a entrega de 100 ônibus elétricos BYD K9FE à operadora de ônibus Metbus na cidade de Santiago, no Chile, sendo a maior frota de ônibus 100% elétrica da América Latina. Os ônibus têm 12 metros de comprimento, capacidade para 81 passageiros - 30 sentados, 51 em pé - e uma vida útil de 10 anos. Eles conseguem cobrir mais de 250 quilômetros com uma única carga, pois são equipados com a mais recente tecnologia de baterias da BYD, além de contar com conexão Wi-Fi, carregadores USB e ar condicionado. Este novo sistema diminui em aproximadamente 76% o custos operacionais e de manutenção, quando comparado com os sistemas atuais. Esta tecnologia passou nos padrões de certificação de ônibus do país. Esta mudança faz parte das diferentes medidas implementadas para alcançar os objetivos propostos no marco do Acordo de Paris, com a qual poderia se reduzir até um 45% na emissão de contaminantes. O governo chileno pretende que os veículos elétricos alcancem 40% da frota privada e 100% da frota publica para o ano 2050. O objetivo é introduzir entre 300 e 500 ônibus elétricos e cerca de 11.000 taxis. Também é importante evidenciar que o sistema de transporte atual na capital do Chile possui graves problemas na qualidade do serviço, principalmente no que se refere ao mal estado das maquinas e grandes atrasos nos horários, além da contaminação produzida pelo sistema atual.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O projeto foi financiando pela empresa italiana ENEL: foram investidos 40 milhões de dólares no plano de transporte publico que inclui estações de carga e obras elétricas.
Desafios
-
Enquanto seja usada energia proveniente de fontes renováveis para o carregamento dos veículos, este tipo de medida diminui a dependência de fontes não renováveis como, por exemplo, gasolina e diesel.
-
Redução da importação de derivados do petróleo.
Contexto
O estudo está sendo implementado na Cidade de Santiago no Chile. É a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. Possui 32 comunas de maneira íntegra e 11 comunas de forma parcial. A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais financeiros, administrativos, comerciais e culturais do Chile. A cidade possui uma área de 641,4 km² e uma população de 5.428.590 habitantes. O clima de Santiago corresponde ao clima temperado, com chuvas no inverno e estação seca prolongada, mais conhecida como clima mediterrânico continentalizado. Em relação às temperaturas, variam ao longo do ano, passando de uma média de 20 °C durante o mês de janeiro, até uma média de 8 °C nos meses de junho e julho.
Compartilhe: