Artigo Estudos de Caso

Inserção técnica e comercial de veículos elétricos em frotas empresariais da Região Metropolitana de Campinas

Metodologia

Mobilidade

Frota corporativa com sistema de recarga de veículos elétricos

Brasil

São Paulo(SP)

Está em desenvolvimento a constituição de um Laboratório Real de Mobilidade Elétrica na Região Metropolitana de Campinas no projeto mobilidade elétrica Emotive. Esta medida tem como intuito avaliar o impacto da tecnologia na demanda por energia elétrica no Brasil, entender os hábitos dos clientes quando rodam com estes modelos e dar alguns passos para criar um ecossistema de mobilidade no Brasil que envolva vários elos das iniciativas pública e privada. Com um amplo mapeamento nas mãos, a CPFL Energia, empresa de energia da região, pretende agora entender quais modelos de negócio pode desenvolver para participar deste novo mercado. Esta medida foi proposta com o intuito de realizar os seguintes estudos que propõem endereçar os principais pontos para o desenvolvimento e desmistificação do tema de Mobilidade Elétrica no Brasil: • Planejamento energético: Estudo dos impactos da Mobilidade Elétrica no planejamento energético e impacto na carga do Sistema Interligado Nacional; • Veículo elétrico como fonte de geração distribuída: Estudo dos impactos da utilização dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída para a rede de distribuição; • Estudo de viabilidade econômica: Realizar análises de viabilidade econômico-financeiras, nas perspectivas da distribuidora, sociedade e usuário; • Ciclos de vida dos veículos elétricos e baterias: Estudo do ciclo de vida dos Veículos Elétricos, sob os aspectos dos recursos naturais e energéticos e reaproveitamento; • Cluster da mobilidade elétrica: Análise da cadeia de valor automobilística para identificação das barreiras e oportunidades de criação de um cluster; • Cenários de adesão: Definição de cenários de adesão e variáveis para cômputo das curvas de penetração de Veículos Elétricos; • Eletropostos e pontos de recarga: Proposição de requisitos técnicos e condições mínimas de segurança para instalação dos eletropostos no Brasil; • Novos modelos de negócios: Identificação dos modelos de negócios possíveis para as distribuidoras e empresas do Setor Elétrico no Brasil; • Rede de distribuição de energia: Determinar os impactos causados pelas conexões de veículos elétricos nas redes de média e baixa tensão; • Tarifação e regulação: Estudar o modelo de tarifação e cobrança do consumo dos veículos elétricos e regulação para essa nova forma de consumir.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento foi realizado pela CPFL através de recursos do programa de P&D/Aneel.

Desafios

  • O setor de transportes é responsável por mais de 20% das emissões de CO2 no mundo. Veículos elétricos contribuem para a redução das emissões de GEE.

  • Injeção de energia na rede usando baterias pode ser considerada como uma medida de EE visto que reduz perdas técnicas nos sistemas de transmissão e distribuição.

Contexto

Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo e pertence à microrregião e mesorregião homônimas, distante 99 km a noroeste de São Paulo, capital estadual. Sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1.213.792 habitantes para o ano de 2020. A indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional. O PIB per capita em 2020 foi de R$ 51.417,44 e o IDH-M é considerado alto (0,805). A cidade é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros.