Artigo Estudos de Caso

Seoul Upcycling Plaza (SUP)

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Mecanismos de difusão do conhecimento sobre resíduos

Coréia do Sul

Seongdong-gu()

Foi criado em Seul, capital da Coréia do Sul, no ano de 2017, o maior espaço cultural, conhecido por Seoul Upcycling Plaza (SUP), totalmente dedicado ao upcycling, prática que reaproveita materiais para dar forma a um novo objeto. Este espaço tem uma área total superior a 16.500 m² e oferece aos visitantes uma visão completa do processo, desde as etapas de coleta, processamento, produção e comercialização de objetos. Além de espaço expositivo, as pessoas podem adquirir peças de designers que praticam o upcycling. Também é possível participar de workshops para o aprendizado coletivo, a fim de que a população de Seul possa se conscientizar da importância da reciclagem e como o upcycling pode valorizar ainda mais os objetos.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

O orçamento anual é de 50 bilhões de wons, cerca de 40 milhões de dólares por ano (2020).

Desafios

  • A iniciativa promove a utilização de materiais que seriam descartados como resíduos.

  • Usufruir de um espaço que promove o conhecimento colabora com o descarte adequado, oportunizando melhor o uso dos objetos e consequentemente sua reciclagem.

Motivação

Este empreendimento foi construído para que os visitantes pudessem entender, conhecer e até mesmo experimentar o que vem a ser o processo de design e de upcycling, com a incentivo da Prefeitura de Seul. O espaço foi construído para promover ações de consumo sustentável com destaque para o upcycling, que é uma forma mais criativa de reutilização de materiais e objetos. Estes objetos são constituídos basicamente de materiais indesejáveis, sem valor comercial, ou, ainda, resíduos combinados com novos materiais, que podem adquirir valor comercial e ainda contribuir com a redução da geração de resíduos e com o o reúso e reciclagem de objetos.

Contexto

Segundo o World Economic Forum, a Coréia do Sul tem o título de terceiro país que mais recicla no mundo e é conhecido pela forte atuação em políticas públicas de proteção do meio ambiente, incentivo à reciclagem e promoção do uso de energia limpa. Além de ganhar vários prêmios internacionais nesta temática, o contexto atual de proteção global tornou o SUP uma inegável iniciativa em prol do conhecimento, sendo um espaço dinâmico e multifuncional dedicado às boas práticas de upcycling.