Artigo Soluções

PROCESSO ou METODOLOGIA

Micro e minigeração distribuída com sistemas híbridos

Micro e minigeração distribuída com sistemas híbridos

Energia

Energia limpa e renovável

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Os sistemas híbridos abordados nesta solução são compostos preferencialmente por fontes de geração limpas (fotovoltaica e eólica), as quais podem contribuir para minimizar a geração de origem fóssil, assim mitigando emissões de GEE.


Os sistemas híbridos de geração de energia dizem respeito à produção eletricidade por meio da combinação de duas ou mais tecnologias de geração. No ambiente urbano, os sistemas híbridos podem servir à geração distribuída, combinando preferencialmente a geração a partir de diferentes fontes renováveis, como energia solar fotovoltaica, energia eólica de pequeno porte, geração à biomassa e armazenamento de energia. Na microgeração distribuída, a potência de geração instalada é de até 75 kW e a responsável pelos custos de atualização dos equipamentos de medição é a distribuidora local. No caso da minigeração distribuída, a potência de geração instalada é superior a 75 kW, menor ou igual a 3 MW para fontes não despacháveis e menor ou igual 5 MW para fontes despacháveis. Nesse caso, é o próprio consumidor que arca com a atualização do sistema de medição bem como, em alguns casos, com eventuais custos relacionados à sua conexão com a rede da distribuidora local. A principal vantagem dos sistemas híbridos de geração, independentemente do porte do empreendimento, é o aproveitamento da complementaridade entre diferentes fontes energéticas. Dado que a maior parte dos recursos renováveis é intermitente, isto é, variável ao longo de um dia ou entre diferentes períodos do ano, a combinação de diferentes tipologias de geração pode assegurar uma geração mais equilibrada, menos intensiva em carbono e com maior segurança e resiliência acerca do suprimento constante de energia em um contexto de mudança do clima.

Parque hibrido de energia Geração de energia renovável Energia solar Energia eólica Usina híbrida

O Problema

Cerca de 85% da geração elétrica nacional é baseada em fontes renováveis de energia, que geralmente apresentam custo de produção inferior à eletricidade proveniente de base fóssil. Contudo, o custo de geração não se traduz, necessariamente, em acesso a fontes modernas de energia, como é o caso eletricidade oriunda das fontes solar fotovoltaica, eólica e de biomassas. Em particular, tem-se observado nos últimos anos uma precarização no acesso à energia, sobretudo em regiões urbanas e periurbanas com elevada desigualdade social. Nesse contexto, o incentivo à adoção da solução pode endereçar a problemática relativa ao acesso de energia, também se constituindo em opção de geração de renda no caso da produção de excedente de eletricidade.