Artigo Estudos de Caso

Usina Hibrida Tacaratu - Pernambuco

Metodologia

Energia

Micro e minigeração distribuída com sistemas híbridos

Brasil

Pernambuco(PE)

Este estudo de caso traz os dados sobre o primeiro parque híbrido de energia solar e eólica do Brasil, desenvolvido pela Enel Green Power em Tacaratu, na Região do São Francisco de Pernambuco. As usinas Fontes Solar I e II, as quais possuem capacidade instalada de 11 MWp, com 36.650 placas fotovoltaicas, foram integradas ao parque eólico Fontes dos Ventos, que possui 34 aerogeradores Siemens e opera com capacidade instalada de 80 MW. O parque híbrido irá gerar aproximadamente 340 GWh de energia por ano, quantidade suficiente para abastecer anualmente cerca de 250 mil residências brasileiras (FGV, 2016).

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento foi 100% privado, através do grupo ENEL.

Desafios

  • Todas as fontes são renováveis.

  • Sistemas híbridos em grande escala podem contribuir com a robustez do sistema elétrico nacional, minimizando, por exemplo, importação de energia de países vizinhos.

  • Geração renovável contribui com a descarbonização do setor elétrico.

Contexto

Mediante o uso de energias renováveis, o Brasil possui alto potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa em sua matriz energética. O parque híbrido de Tacaratu (PE) é um exemplo de projeto de geração de energia por fontes alternativas. Fatores como o alto nível de irradiação ao longo do ano e forte incidência de ventos no período noturno favorecem a implantação de usinas fotovoltaicas e eólicas, propiciando a complementariedade entre as fontes e incrementando a produção total de energia das usinas (TRANNIN, 2016).