Artigo Estudos de Caso

Waterlily: Turbina recarrega celular com água ou vento

Metodologia

Energia

Micro e minigeração distribuída com sistemas híbridos

()

A Waterlily é uma turbina portátil que gera energia por meio do vento, da água ou de forma manual. Com a energia gerada, carrega dispositivos por uma entrada USB. A energia gerada por meio do vento age como uma turbina eólica que produz eletricidade a partir de ventos de 10kph. A energia gerada por meio da água funciona quando a turbina é colocada em água corrente, como rios, córregos ou riachos. A energia gerada manualmente é por meio de uma manivela, que, se acionada por 10 minutos, gera carga em um dispositivo móvel para uma ligação de até 6 minutos.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

O produto pode ser adquirido por aproximamente 160 dólares.

Desafios

  • Trata-se de um produto que usa a energia de forma racional, limpa e renovável.

Motivação

A turbina Waterlily possibilita que dispositivos móveis sejam carregados em locais remotos ou sem acesso à rede elétrica. A Waterlily oferece a possibilidade de carregar dispositivos a partir do vento, água ou manualmente; para tanto, basta um conector USB.

Contexto

O produto foi pensado para um fim específico, isto é, ajudar pessoas que estão em áreas sem acesso à energia. O produto ainda pode ajudar comunidades sem acesso à rede de energia elétrica. Foram necessários anos de pesquisa para chegar ao produto final.