Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A tecnologia BIM aumenta a confiabilidade em todo o processo, desde a concepção até a manutenção predial pós-obra. Assim, reduz-se a ocorrência de erros, retrabalhos e imprevistos na obra. Essa maior confiabilidade nas diferentes etapas proporciona uma economia de matéria-prima e evita desperdícios de insumos, tornando a obra mais enxuta e sustentável. Além, disso confere maior qualidade aos empreendimentos, facilitando a obtenção de certificados de construção sustentável.
Modelagem da Informação da Construção (BIM) é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção. Permite o levantamento de quantidades, a estimativa de custos e a realização de análises diversas (energética, acústica, estrutural etc.) antes da efetiva execução da obra. A partir de simulações é possível compatibilizar várias disciplinas (arquitetura, fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas etc.) e prevenir erros, corrigindo inconsistências ainda na fase de planejamento (pré-obra). A solução otimiza o processo construtivo, desde a concepção até a manutenção predial. Com isso, minimiza a ocorrência de intervenções para mitigar imprevistos na obra, o que evita o desperdício de recursos naturais, como água e energia. Também diminui a geração de resíduos, assim como emissões de gases poluentes, direta ou indiretamente relacionados à construção civil.
O Problema
A construção civil ainda é uma indústria com processos pouco padronizados; assim, é comum, principalmente em obras de grande porte, que se apresentem erros de compatibilidade de projetos de diferentes disciplinas, acarretando revisões, não cumprimento de prazos pré-estabelecidos, ausência de diálogo entre os projetos, diminuição de produtividade, entre outros. Em muitos casos, essa ineficiência pode vir a gerar a necessidade de revisões mesmo após a obra concluída, o que significa um aumento no consumo de recursos naturais, desperdício de insumos e materiais e consumo de energia e tempo de produção, que proporcionam aumento dos custos e do impacto ambiental que a obra gera.
Compartilhe: