Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Modelagem da Informação da Construção

Modelagem da Informação da Construção

Ambiente Construído

Economia circular

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A tecnologia BIM aumenta a confiabilidade em todo o processo, desde a concepção até a manutenção predial pós-obra. Assim, reduz-se a ocorrência de erros, retrabalhos e imprevistos na obra. Essa maior confiabilidade nas diferentes etapas proporciona uma economia de matéria-prima e evita desperdícios de insumos, tornando a obra mais enxuta e sustentável. Além, disso confere maior qualidade aos empreendimentos, facilitando a obtenção de certificados de construção sustentável.


Modelagem da Informação da Construção (BIM) é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção. Permite o levantamento de quantidades, a estimativa de custos e a realização de análises diversas (energética, acústica, estrutural etc.) antes da efetiva execução da obra. A partir de simulações é possível compatibilizar várias disciplinas (arquitetura, fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas etc.) e prevenir erros, corrigindo inconsistências ainda na fase de planejamento (pré-obra). A solução otimiza o processo construtivo, desde a concepção até a manutenção predial. Com isso, minimiza a ocorrência de intervenções para mitigar imprevistos na obra, o que evita o desperdício de recursos naturais, como água e energia. Também diminui a geração de resíduos, assim como emissões de gases poluentes, direta ou indiretamente relacionados à construção civil.

BIM Tecnologia Modelo da Informação da construção simulação computacional gerenciamento de projetos

O Problema

A construção civil ainda é uma indústria com processos pouco padronizados; assim, é comum, principalmente em obras de grande porte, que se apresentem erros de compatibilidade de projetos de diferentes disciplinas, acarretando revisões, não cumprimento de prazos pré-estabelecidos, ausência de diálogo entre os projetos, diminuição de produtividade, entre outros. Em muitos casos, essa ineficiência pode vir a gerar a necessidade de revisões mesmo após a obra concluída, o que significa um aumento no consumo de recursos naturais, desperdício de insumos e materiais e consumo de energia e tempo de produção, que proporcionam aumento dos custos e do impacto ambiental que a obra gera.