Estudos
Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)
Ambiente Construído
Modelagem da Informação da Construção
Antártida
Ilha do Rei George()
Em dezembro de 2016, iniciou-se a construção de uma nova sede da Estação Antártica Comandante Ferraz, a base de estudos e pesquisa científica brasileira na Ilha do Rei George, na baia do Almirantado, na Antártida, também denominada no Brasil como a Antártica. A sede ocupa uma área de 4.500 m² com acomodações para hospedar 64 pessoas, 17 laboratórios, sala de vídeo/auditório, lan house, sala de reuniões/vídeo conferência, biblioteca e sala de estar. O destaque da construção foi a utilização da tecnologia de Modelagem da Informação de Construção (BIM) na elaboração do projeto feito pelo escritório de design Estúdio 41, de Curitiba, em parceria com a empresa de engenharia portuguesa AFAconsult e executada pela China National Electronics Import and Export Corporation (Ceiec). A tecnologia BIM foi a ferramenta de conexão entre os arquitetos e os engenheiros do projeto, conciliando diferentes visões técnicas sobre um mesmo objeto. A construção é composta por três blocos, sendo o bloco das pesquisas, bloco da área privada da base e o bloco técnico onde fica o controle da rede elétrica.
Custo para Implementação
Mais de cinco milhões de reais
O orçamento para a construção da obra foi estimado em 99,7 milhões de dólares, em 2016.
Desafios
-
A nova Estação conta com três pilares energéticos fundamentais: geração híbrida e redundante de energia, gerenciamento instantâneo da energia, constituindo um smart grid e eficiência energética, voltados para a redução do consumo de óleo diesel e consequente redução de emissões locais de gases de efeito estufa (Marinha do Brasil, 2020).
Motivação
A Estação Antártica Comandante Ferraz é um grande ativo brasileiro, de relevância científica para o país, uma vez que lá são feitas pesquisas como o papel da criosfera no sistema terrestre, a dinâmica da alta atmosfera na Antártica, as mudanças climáticas, biocomplexidade dos ecossistemas antárticos, química dos oceanos, geoquímica marinha e poluição marinha, biologia humana e medicina polar. A Estação representa a participação brasileira na contribuição científica com a comunidade internacional. Após um incêndio ocorrido em 25 de fevereiro de 2012, que destruiu praticamente 70% das instalações, considerando a importância do projeto, o governo brasileiro decidiu por reconstruir a Estação, com um projeto mais moderno, tendo como base a tecnologia de Modelagem da Informação de Construção (BIM).
Contexto
A Estação Antártica Comandante Ferraz está situada num ambiente de pesquisa, estudos, experiências e práticas científicas. Fica na Ilha do Rei George onde a temperatura média anual é de -2.4 °C. Em razão da baixa temperatura que predomina a região, as atividades são desenvolvidas em maior volume durante o verão, pois dependem do solo exposto e de mar aberto para coletar o material de amostra para desenvolver as pesquisas.
Compartilhe: