Estudos
Projeto para a sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Manaus
Ambiente Construído
Modelagem da Informação da Construção
Brasil
Amazonas(AM)
O prédio foi projetado pelo Grupo Justi, sediado em Brasília, com a premissa de ser um edifício sustentável, no qual, ainda em fase de projeto, todos profissionais envolvidos pudessem participar das etapas iniciais, como modo de garantir um estudo preliminar que alcançasse as melhores soluções de sustentabilidade. Como modo de alcançar esse objetivo, foram utilizados parâmetros de certificações de sustentabilidade na construção civil, visando um produto planejado em BIM que atendesse os requisitos exigidos, como a economia de água, energia, de materiais e insumos durante a construção. BIM é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção. Permite o levantamento de quantidades, a estimativa de custos e a realização de análises diversas (energética, acústica, estrutural etc.) antes da efetiva execução da obra (Brasil, 2018)
Custo para Implementação
Informação não disponível
Trata-se de financiamento privado, uma vez que o próprio banco financiará a execução da sede em Manaus.
Desafios
-
O desenvolvimento do projeto do BID foi um trabalho bastante complexo que envolveu uma gama diversificada de profissionais atuando em várias disciplinas que precisavam se comunicar eficientemente e compartilhar suas informações e seus trabalhos com a maior rapidez e qualidade possível. Dentro desse contexto, pode-se afirmar que o processo de trabalho colaborativo e multidisciplinar foi o grande diferencial do projeto do BID. (TENEDINI, 2019)
Contexto
O município de Manaus fica no estado do Amazonas, margeado pelo Rio Negro e pela Floresta Amazônica, estando localizado na Zona Bioclimática 8. Essa Zona, segundo TENEDINI (2019), sugere um conjunto de recomendações no contexto da arquitetura para atender questões ambientais da região amazônica, tais como: grandes aberturas para ventilação; sombrear aberturas; uso de proteções solares; paredes externas leves e refletoras (cores claras); e cobertura ventilada: leve e refletora (cores claras). O projeto se situa no Bairro Aleixo, região de ocupação irregular que tornou-se desenvolvida com a implantação de várias obras de infraestrutura, como parques, avenidas, comércio e conjuntos residenciais.
Compartilhe: