Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Monitoramento ambiental para manejo de águas pluviais

Monitoramento ambiental para manejo de águas pluviais

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Drenagem e manejo de águas pluviais

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Embora a solução não contribua diretamente com a redução da emissão de GEE, a gestão monitorada ambiental traz como benefício a redução de custos operacionais e de manutenção, a prevenção de acidentes e desastres, entre outros.


Esta solução aborda o monitoramento do manejo de águas pluviais de modo a identificar perturbações que possam causar transtornos nos sistemas de drenagens urbanos. Um exemplo interessante é a instalação de sensores em bueiros com a finalidade de solucionar casos de entupimento, otimizando a gestão dos serviços de limpeza. Com base nos levantamentos realizados pelos sistemas de monitoramento, podem ser obtidas informações sobre os fatores que influenciam o estado da região estudada, tais como os níveis de lâmina d’água, vazamento nos dutos e canais, entupimento de bocas de lobo, entre outros. O monitoramento ambiental também subsidia medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do meio ambiente, além de auxiliar na definição de políticas ambientais.

Gestão monitorada Drenagem de águas pluviais Manejo de águas pluviais Bueiros inteligentes Resíduos sólidos

O Problema

O crescimento urbano acelerado altera os aspectos físicos e morfológicos do território, transformando o ciclo natural da água e aumentando o escoamento superficial, o que frequentemente resulta em enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Nos grandes centros urbanos brasileiros, esses problemas se intensificam em decorrência da urbanização desordenada, destacando-se: o subdimensionamento dos canais e galerias destinadas à drenagem das águas pluviais; falta de manutenção e de limpeza dos dutos e canais; ocupação indiscriminada das várzeas e de áreas de risco; loteamentos precários nas periferias das cidades, sem medidas de controle da erosão e assoreamento. O monitoramento das condições meteorológicas e de drenagem urbana tem como objetivo apoiar os serviços de defesa civil que atuam de maneira preventiva, alertando e prestando atendimento à população de áreas de risco.