Artigo Estudos de Caso

Integrabike - sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Sorocaba

Metodologia

Mobilidade

Sistema de compartilhamento de bicicletas com estação

Brasil

São Paulo(SP)

O sistema de transporte por bicicletas públicas de Sorocaba foi denominado de “INTEGRABIKE” e tem como principal característica a disponibilização de bicicletas para o uso público, que são distribuídas em área de interesse à mobilidade urbana, facilitando assim a integração com o transporte coletivo em locais de alta demanda de atração de usuários. O sistema foi desenvolvido para a utilização exclusiva com um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo de Sorocaba. O INTEGRABIKE é constituído por uma rede de 19 (dezenove) estações de bicicletas (152 bicicletas) e de logística de gestão e operação que garante a eficiência dos serviços e segurança dos usuários.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Poder público municipal.

Desafios

  • Ao contar com a integração operacional e tarifária integral, compõe um elemento fundamental no sistema de transporte, facilitando a acessibilidade da população às diversas atividades urbanas.

  • Trata-se de um sistema baseado na mobilidade não-motorizada, portanto não consumidora de combustíveis fósseis.

Contexto

O município de Sorocaba está situado na região sudeste do Estado de São Paulo, a aproximadamente 90 km da capital. Sorocaba é sede de Região de Governo e conta com aproximadamente 610.000 habitantes. No município, entre 2001 e 2017 o número de automóveis aumentou 159% e de motocicletas 282%. Como muitas cidades brasileiras, os problemas referentes à mobilidade urbana ao longo dos últimos anos se agravaram, o que trouxe novos desafios às políticas públicas nessa área. A busca por alternativas de transporte frente ao aumento desses problemas abriu possibilidades de implantação de um programa municipal permanente de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte integrado ao planejamento global do transporte que inclui um Sistema de Bicicletas Públicas para uso compartilhado. O uso do chamado "bike sharing" se adequa às necessidades das cidade onde estão instaladas e as realidades locais alteram significativamente o modo como a população de cada lugar se apropria deles (Callil, 2018). Os sistemas de bicicletas compartilhadas são menos comuns em cidades do porte de Sorocaba. Neste caso, a continuidade da operação - iniciada em 2012 - é um indicador da viabilidade desse tipo de sistema enquanto solução para a mobilidade em cidades com essas mesmas características. Além disso, no seu primeiro ano de funcionamento, um quarto das viagens já eram realizadas de modo integrado ao sistema de transporte coletivo. Embora tenha avanços importantes na promoção da bicicleta como meio de transporte na cidade, a pesquisa Perfil do Ciclista 2018, mostrou que elementos relacionados sobretudo à infraestrutura devem continuar sendo objeto de atenção do poder competente. Dos ciclistas entrevistados em Sorocaba, 33,8% disseram enfrentar problemas com a infraestrutura ciclística em si no dia-a-da, enquanto outros 43,6% e 7,5%, expressaram preocupações com a segurança no trânsito e a falta sinalização, respectivamente. A mesma pesquisa revela que, para 90% dos ciclistas da cidade, melhores condições de infraestrutura (ciclovias e bicicletários), sinalização e segurança no trânsito os fariam utilizar a bicicleta com mais frequência. Esses dados evidenciam a importância da manutenção e provisão de infraestrutura na cidade, o que depende da continuidade das políticas já implementadas. Por fim, vale destacar que as vantagens do ciclismo urbano para fins de transporte têm sido apontados continuamente por estudos científicos, com destaque para os benefícios à saúde (Borjesson; Eliasson, 2012), à economia e ao bem-estar coletivo (LABMOB; ALIANÇA BIKE, 2018). Com a maior da difusão das políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte urbano, inclusive nos países em desenvolvimento, parte da literatura também tem desviada sua atenção para os sistemas de bicicletas compartilhadas, com o objetivo de investigar sua contribuição para a sustentabilidade, o bem-estar e a eficiente econômica das cidades.