Artigo Estudos de Caso

Programa de acessibilidade da Grande Lyon-França

Metodologia

Mobilidade

Veículos adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida

França

Lyon()

Trata-se da elaboração de um conjunto de instrumentos de planejamento e programas de ação voltados para a promoção da acessibilidade, com medidas específicas de promoção de acessibilidade do espaço público a acessibilidade geral da vida na cidade (por exemplo, cultura, educação, emprego e informação).

Custo para Implementação

Informação não disponível

Foi alocado um orçamento de 60 milhões de euros para realizar todas as operações para atingir esse objetivo. Este ambicioso programa para a rede TCL - que consiste em metrô, bonde, ônibus, trólebus e dois funiculares - foi implementado pela SYTRAL entre 2008 e 2015.

Desafios

  • Através da criação de um ambiente urbano inclusivo e sem barreiras.

  • Criação de um ambiente urbano inclusivo e sem barreiras.

  • A implantação de novos serviços e infraestruturas de mobilidade endereçados pela acessibilidade implica necessariamente na transformação e ressignificação dos espaços de circulação.

  • Solução baseada fundamentalmente na participação de múltiplos atores.

Contexto

O Metrópole de Lyon nasceu em 1º de janeiro de 2015: é uma autoridade territorial única na França, criada pela fusão da Comunidade Urbana de Lyon e do Conselho Geral do Ródano nos 59 municípios que compõem a Grande Lyon. Sua densidade demográfica é de 2.568,4 hab/km².