Artigo Estudos de Caso

Programa de acessibilidade da Grande Lyon-França

Metodologia

Mobilidade

Veículos adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida

França

Lyon()

Resultados e Impactos

Alguns resultados podem ser sintetizados: - Todos os veículos usados para transporte público estão equipados com piso baixo, rampas retráteis e portas de entrada mais largas, enquanto cada um tem quatro assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida. - Todas as estações de metrô (exceto Croix-Paquet, onde a configuração não permite sua reconstrução) estão acessíveis. Eles são equipados com elevadores do sistema de som, botões em braille em alto relevo para facilitar o acesso de pessoas com baixa ou nenhuma visão, bem como de cadeiras de rodas. Sete em cada dez pontos de ônibus estão equipados para pessoas com mobilidade reduzida. Ao entregar a Agenda de Acessibilidade Programada para 2016-2022, a SYTRAL planeja garantir a acessibilidade em 812 paradas prioritárias espalhadas pela rede TCL. - O sistema dinâmico de localização geográfica de passageiros, implantado em 118 painéis na rede de transporte subterrâneo e no funicular, fornece aos usuários tempos de espera para os próximos dois trens em tempo real, além de informações sobre atrasos e o tempo previsto de resolução. - O sistema de informações de passageiros também foi conectado ao novo sistema geral de gerenciamento de tráfego na área urbana de Lyon, que fornece dados reais de transporte, permitindo uma redução de 10% no congestionamento e garantindo 100% do tempo de viagem. - Instalação de um dispositivo de controle remoto inovador que pode ser usado por pessoas com deficiência visual para receber informações de viagens de ônibus, pontos de ônibus e quiosques de informações de passageiros. Também pode ser usado para ativar automaticamente caixas de som nas passagens para pedestres. Cerca de 75% das passagens para pedestres foram equipadas com esses dispositivos de som. - A SYSTRAL também organiza e financia os serviços Optibus e Optiguide. A Optibus fornece serviços de transporte dedicados para pessoas com deficiência, facilitando mais de 100.000 viagens por ano. O Optiguide fornece informações sobre opções de viagem de porta em porta e orientação individual para permitir que as pessoas viajem independentemente de transporte público. Além disso, 2.500 motoristas de transporte público foram treinados para prestar melhores serviços às pessoas com deficiência. - Lyon não apenas recebeu o Access City Award 2018 mas foi nomeada entre as Capitais Europeias do Turismo Inteligente 2019 por conquistas exemplares como destino turístico na implementação de soluções inovadoras e inteligentes para acessibilidade, além de sustentabilidade, digitalização, patrimônio cultural e criatividade.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Possível falta de recursos para implementação das ações previstas no plano.

Fatores de Risco

Desarticulação entre partes interessadas em função de mudanças políticas.

Lições aprendidas

- É possível implementar soluções de mobilidade endereçadas para acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção na escala metropolitana. - É viável a implementação de um sistema de transporte que beneficia a todos, facilitando a viagem de pessoas com mobilidade reduzida. - Instâncias participativas com o envolvimento de múltiplos atores mostra-se um arranjo institucional fundamental para a construção de políticas inclusivas.