Artigo Estudos de Caso

Algramo

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Chile

Santiago()

A empresa Algramo oferece a opção de compra a granel e devolução de embalagens. Trata-se do desenvolvimento de um triciclo movido à energia renovável para distribuição de produtos e coleta de embalagens pós-consumo, que funciona como um Uber, passando na casa do cidadão. O objeto deste estudo caso é o projeto desenvolvido em parceria com a Unilever. As duas empresas criaram o "carro do sabão": são 10 no total, que percorrem as ruas, oferecendo a possibilidade de compra de produtos de limpeza, em refil, da marca Unilever, ao cidadão chileno. Na primeira compra o cliente paga o valor de mercado normal, porém, na segunda compra, ganha um desconto. Para ganhar o desconto na segunda compra, o cliente precisar trazer a embalagem vazia do produto para ser reutilizada, e o valor médio desta economia que ele obtém na próxima compra fica na faixa de 30% a 40%. É possível o cliente comprar diferentes quantidades de produto no refil (meio litro, um litro, etc.). Também é possível ter diferentes marcas utilizando a solução Algramo, basta firmar uma parceria com a empresa.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Não há informações sobre o preço de venda do produto.

Desafios

  • Opções de Refil reduzem diretamente a geração de novas embalagens e, consequentemente, a geração de resíduos sólidos.

Motivação

O intuito da empresa é fornecer bons produtos e gerar economia para as famílias de baixa renda, sem impactar negativamente o meio ambiente. Um dos motivos para a escolha da empresa Unilever em utilizar a venda em refil é que, pra além da questão ambiental, houve a intenção de oferecer um produto com um preço reduzido para gerar engajamento do consumidor neste tipo de compra. As embalagens comuns acabam sendo um item que deixa o produto mais caro. Com a solução de venda em refil, é possível deixar o produto mais barato e não produzir resíduos durante o consumo. Com isto, o consumidor consegue comprar novamente seus produtos utilizando a mesma embalagem. Outro desafio endereçado pela empresa foi viabilizar a coleta de embalagens de produtos de limpeza da Unilever: o "carro do sabão" possui espaço para armazenar embalagens vazias do consumidor e dar o destino adequado.

Contexto

O contexto de implementação é a cidade de Santiago, no Chile. Atualmente os triciclos da Algramo e Unilever circulam em três bairros da cidade: Las Condes, Providencia e Vitacura. A região metropolitana de Santiago é a menor do país em termos de território, porém, a sua população ultrapassa os sete milhões de habitantes (Censo, 2017). Não há coleta seletiva em Santiago, ou seja, a prefeitura não fornece ao cidadão um serviço para retirada de seus resíduos recicláveis e encaminhamento para indústria da reciclagem. Há soluções pulverizadas de reciclagem no município com alguns grupos de catadores, porém, a melhor alternativa para o cidadão em Santiago é separar as suas embalagens e levar para Pontos de Entrega Voluntárias de Resíduos (PEVs) que alguns supermercados da capital possuem, como o Walmart e Sodimac.