Artigo Estudos de Caso

Algramo

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Chile

Santiago()

Metodologia

A empresa Algramo começou com o desenvolvimento de uma solução de produtos a granel e refis para alimentos através de máquinas instaladas em pequenos supermercados da cidade de Santiago, no Chile. Após realizar um MBA, o seu fundador, José Manuel Moller, encontrou o caminho para lançar o seu empreendimento. O sistema desenvolvido por José se espalhou para 2 mil supermercados. Com o sucesso da solução em Santiago, demonstrado na receptividade do consumidor, a Unilever procurou a Algramo com o interesse de ampliar o sistema da empresa para ajudá-la a vender de uma forma mais inteligente e de maneira integrada a uma estratégia de retorno da embalagem para redução de sua atual pegada ambiental. Desta maneira, desenvolveram o carro de sabão, que roda três bairros de Santiago em rotas definidas durante a semana, sendo que nos finais de semana são instalados em locais específicos como parques. Em resumo, para implementação do projeto, duas etapas foram fundamentais: a primeira delas diz respeito à celebração da parceria entre Algramo e Unilever, com o desenho de um plano de negócio, identificando locais para circulação do triciclo, volume de produtos esperados para a comercialização, dentre outros. A segunda etapa diz respeito à efetivação de fato do projeto, à circulação dos triciclos e início do projeto de venda dos produtos. O consumidor pode adquirir os produtos no próprio triciclo da Algramo/Unilever, pagando menos do que pagaria na loja, isto porque basicamente o consumidor não paga pela embalagem. Um dos motes (objetivos) da empresa é justamente este: dissociar o produto da embalagem.

Implementação

Atores

Algramo

Institucional/Privada

Unilever

Institucional/Privada

Governança

A Algramo foi fundada em 2012. Neste ano, começaram a atuar em pequena escala nos supermercados de Santiago. Depois de três anos de funcionamento a empresa já tinha a sua solução, as máquinas de produto a granel, presente em 350 mercados da capital. No ano de 2019, começaram a atuar para além das lojas, e passaram a transportar a sua máquina em um triciclo para percorrer as ruas da cidade e fazer as vendas. Em maio do mesmo ano, estabeleceram a parceria com a Unilever, distribuindo os produtos da marca OMO e ONIX, com a opção a granel, onde o cliente consegue com a sua embalagem retornável encher com o produto.

Público-alvo

Os consumidores se beneficiam ao ter acesso a produtos mais sustentáveis e que oferecem vantagens financeiras: a redução é estimada em 30% a 40% dos custos das famílias chilenas na compra de produtos. Ademais, a sociedade em geral é beneficiada pelo fortalecimento de um novo modelo de venda e compra de produtos que diminui a geração de resíduos.