Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A redução da geração de resíduos sólidos contribui para a redução da emissão de GEE ao minimizar a necessidade de produção de novas embalagens.
O uso de embalagens em refil pode ser uma alternativa para reduzir a geração de resíduos sólidos. Estas embalagens normalmente apresentam menos plásticos em sua composição do que as embalagens tradicionais, permitem diminuir o custo de produção e por consequencia o valor do produto. Além disso, tem menor volume e ocupam menos espaço, favorecendo a otimização do estoque e questões logísticas. Podem ser feitas de material reciclado ou de fontes renováveis de energia e, na maioria das vezes, são mais fáceis de reciclar ou ou podem possibilitar a sua reutilização, minimizando a quantidade de resíduos gerados.
O Problema
Um dos grandes desafios da atualidade é a redução da geração de resíduos, que ganha grande proporção nos centros urbanos. As embalagens estão diretamente ligadas a esta consequência. Em função da comunicação, da legislação e de boas práticas, o mundo está se conscientizando sobre este problema e busca na tecnologia alternativas para o melhor gerenciamento e redução dos resíduos. Contudo, resta longo caminho a percorrer no sentido de prover alternativas aos resíduos convencionais, como é o caso das embalagens em refil.
Compartilhe: