Artigo Estudos de Caso

Aplicativo Emergência RJ

Metodologia

Mobilidade

Tecnologia mobile para situações emergenciais e segurança colaborativa

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Trata-se de um sistema para chamados emergenciais sem a necessidade de telefone. O aplicativo pode ser desenvolvido e personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada município, mas de maneira geral, tem como objetivo conectar o cidadão aos canais oficiais de emergência. Existem dois produtos diferentes: o Emergência Digital e o Emergência Especial. A principal diferença entre os dois serviços é que o primeiro conecta o cidadão aos canais de emergência, seja do sistema de saúde como por exemplo o SAMU, seja do serviço de segurança dos municípios ou estados. Já o Emergência Digital está voltado a proteger grupos específicos na sociedade, como é o caso das mulheres, pautadas pela Lei Maria da Penha, servidores públicos em situação de risco, policiais, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros. O Emergência Especial não é aberto ao público, mas direcionado a um determinado grupo.

Custo para Implementação

Sem custos envolvidos

A empresa não forneceu os valores de contratação.

Desafios

  • O aplicativo representa uma solução de acesso ao sistema de emergência dos municípios.

Motivação

O objetivo principal do Emergência Digital é otimizar o atendimento de emergências por meio de uma plataforma eletrônica e um aplicativo direcionando às emergências adequadamente, o que aumenta a gestão e a eficiência dos sistemas de saúde e segurança municipais. Também é uma forma do sistema público de saúde ou segurança atender ao cidadão que possui alguma deficiência a exemplo dos surdos e mudos que, por meio do app, conseguem fazer chamados de emergência. O mesmo pode acontecer com pessoas em situação de risco, que podem pedir ajuda apenas acionando um botão.

Contexto

O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros que mais sofre com problemas de segurança. Inúmeras medidas já foram adotadas para reverter este quadro, que era uma das principais preocupações durante das Olimpíadas de 2016. Em 2016, foram registradas 5.033 vítimas de homicídio doloso, representando um aumento de 19,8% a mais em relação a 2015. Com isso, a taxa de homicídio doloso no estado em 2016 ficou em 29,9 vítimas por 100 mil habitantes (Nascimento, 2017). Neste contexto, foi criado, por razão das Olimpíadas, o app batizado de Emergência RJ. Logo foi absorvido por toda a comunidade. Conta com mais de 20.000 usuários cadastrados e já atendeu 7.000 chamados de emergência. Diversas cidades e estados estão implementando a solução, que não apenas provê um canal digital para chamado de socorro emergencial, mas também possibilidade de integração do cidadão a um sistema colaborativo.