Artigo Estudos de Caso

Aplicativo Emergência RJ

Metodologia

Mobilidade

Tecnologia mobile para situações emergenciais e segurança colaborativa

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Fatores de Sucesso

Sociais

O sistema permite interação e acessibilidade para surdos e mudos; Proporciona sentimento de proteção e acolhimento; Permite que a mulher, em situação de perigo, efetue chamados emergenciais de modo discreto sem a necessidade de fala; Ainda viabiliza a realização de chamadas em situação como violência doméstica, invasão domiciliar e outras situações em que se comunicar através da fala não é possível.

Ambientais

Com a diminuição e gestão eficaz dos atendimentos presenciais há redução do impacto causado pelo deslocamento dos veículos de atendimento, diminuindo emissão de GEE, ruído, poluição e uso de combustível.

Econômicos

O aplicativo atende ao cidadão com muito mais eficiência, precisão, segurança e agilidade. Otimiza as operações por meio da gestão das demandas, reduzindo o custo de toda a operação. Para utilizar a aplicação, é necessária uma validação prévia de número telefônico via SMS. Assim, os usuários têm que cadastrar seu número real, reduzindo em muito incidência de trotes e criando um canal possível de se rastrear o responsável através do número.

Fatores de Fracasso

No Rio de Janeiro não foram identificados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

Há o risco da implantação de um programa mal estruturado, sem apoio da área de comunicação da prefeitura ou da Secretaria de Segurança. Sem os atores adequados envolvidos, a iniciativa pode não avançar por falta de qualidade na implantação e lançamento.