Artigo Estudos de Caso

Metodologia

O projeto do aplicativo Eu Vô teve inicio no interior de São Paulo, em São Carlos, e foi uma oportunidade identificada por dois irmãos que queriam resolver o problema de mobilidade de sua mãe. Começaram atendendo poucos clientes e aos poucos foram ampliando, até que criaram a Startup. Todos os motoristas são treinados pela empresa, tanto para o transporte quanto para o acompanhamento individual. Dada a personalização do serviço, os pedidos de atendimento devem ser feitos com 3 horas de antecedência, seja pelo aplicativo, pelo site, aplicativos de mensagem ou telefone. Atualmente o serviço também foi aprovado pela Prefeitura de São Paulo e o aplicativo está em uso nos dois municípios: São Paulo e São Carlos. O serviço é pago por meio de cartão de crédito pré cadastrado ou ainda pela compra de pacotes, não sendo autorizado o uso de dinheiro para pagamento. Segundo os proprietários, a empresa está crescendo e se consolidando aos poucos. Em 2019, eram 43 motoristas cadastrados em São Paulo e 1,5 mil na lista de espera. A expectativa era de que até o final de 2019 fossem feitas 5 mil viagens por mês com 500 motoristas cadastrados. O app está disponível para download nas versões para Android e IOS. De uma forma geral a implementação depende de: 1 – Autorização do município, em geral feita pelas secretarias de transporte; 2 – Cadastramento dos motoristas; 3 – Treinamento e capacitação dos motoristas.

Implementação

Atores

Empresa Eu Vô

Institucional/Privada

Governança

É uma iniciativa privada que depende da liberação do município para poder operar.

Público-alvo

O aplicativo Eu Vô é direcionado à população de 60 anos ou mais. Foi desenvolvido especialmente para o transporte dos idosos e, além de oferecer o deslocamento, também possui uma equipe de motoristas treinados para acompanhar os idosos nas atividades do dia a dia.