Artigo Estudos de Caso

Autobahn elétrica para transporte de carga

Metodologia

Mobilidade

Eletrificação de ruas e avenidas

Alemanha

Hesse()

Metodologia

O sistema é desenvolvido pela Siemens (SIEGY) e permite que os veículos com equipamentos especiais montados em seus telhados se conectem a linhas elétricas enquanto viajam a velocidades de até 90 quilômetros por hora. Os caminhões funcionam com motores elétricos quando conectados às linhas aéreas, e através de um sistema híbrido quando retornam a uma estrada tradicional. Os sensores detectam quando os fios aéreos estão disponíveis. O trecho de cinco quilômetros será testado em ambas as direções até 2022 usando eletricidade de fontes renováveis. Quinze caminhões serão equipados com coletores de potência do pantógrafo, desenvolvidos pela Siemens, montados no chassi atrás da cabine para carregar enquanto em movimento. Esses caminhões serão operados por empresas de transporte em operações reais de transporte. Além de entregar caminhões, a Scania gerenciará a manutenção do veículo e a coleta de dados dos testes.

Implementação

Atores

Ministério do Meio Ambiente - Governo da Alemanha

Governamental (de cima para baixo)

Siemens

Institucional/Privada

Governança

Este projeto foi uma iniciativa do governo alemão.

Público-alvo

Na implementação deste tipo de medida a comunidade de Frankfurt como um todo será beneficiada.

Elementos de Replicabilidade

A Siemens argumenta que o sistema pode ser integrado à infra-estrutura rodoviária existente, tornando-se uma maneira prática de reduzir as emissões e o consumo de energia em locais onde as ferrovias não são viáveis.