Artigo Estudos de Caso

Autobahn elétrica para transporte de carga

Metodologia

Mobilidade

Eletrificação de ruas e avenidas

Alemanha

Hesse()

Resultados e Impactos

Esta medida ainda se encontra em fase de teste, mas segundo os pesquisadores, se o estudo funcionar, não significa que todas as Autobahns do país teriam que ser adaptadas. Pelos cálculos do ministério, bastariam mil quilômetros para o transporte de cargas. Os atuais caminhões que andam apenas com motores elétricos podem rodar no máximo 10 quilômetros até ficarem sem carga. O objetivo é chegar a 60 quilômetros. O programa de pesquisa procurará analisar e otimizar o conceito de powertrain, gerenciamento de energia, transmissão híbrida, envelhecimento da bateria e o sistema de resfriamento de última geração.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há registro.

Fatores de Risco

Um importante fator de risco que precisa ser considerado é quem vai pagar pelos custos da energia que carregará os caminhões. Neste primeiro momento, será responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente alemão. Porém, não é uma opção viável a longo prazo, o que compromete o sucesso da iniciativa, uma vez que não se sabe se quem vai pagar pela energia está ciente e disposto a fazer isso. Pode também ser considerado com fator de risco o valor de uma Autobahn deste tipo; um caminhão que pode ser recarregado custa de 50% a 75% mais do que um caminhão normal. Ainda não está claro quem arcará com os custos da adaptação dos caminhões ao novo sistema.

Lições aprendidas

As autoestradas constituem uma alternativa que auxilia significativamente a reduzir as emissões de CO2. A tecnologia da estrada eletrificada é uma parte das soluções de transporte sustentável da Scania.