Estudos
Avaliação da nitrificação e desnitrificação simultânea em Estação de Tratamento de Esgoto em escala real: ETE Limoeiro/SABESP
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Remoção de fósforo e nitrogênio em efluentes
Brasil
São Paulo(SP)
Foi desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (BUENO, 2016), um estudo com intuito de produzir elementos capazes de avaliar a viabilidade de se agregar novas tecnologias a uma estação de tratamento de esgoto doméstico pelo processo de lodo ativado com aeração prolongada em escala real. O estudo foi desenvolvido na ETE Limoeiro da SABESP, localizada no Município de Presidente Prudente/SP.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Bolsa de Doutorado FAPESP e convênio com a SABESP
Desafios
-
Promoção de tratamento de efluente de forma eficiente e eficaz.
-
Remoção de nitrogênio de efluente tratado, com menor consumo de energia no sistema de lodos ativados.
Contexto
Um dos grandes vilões do tratamento de esgoto é a remoção de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, que se lançados em grande quantidade em mananciais lênticos e lóticos podem causar problemas como desequilíbrio ecológico e crescimento de algas. Um dos sistemas mais tradicionais utilizados para tratamento de esgoto é o de lodos ativados, porém este por si só, muitas vezes, não atingem a remoção necessária de nitrogênio e fósforo, para lançamento do efluente tratado no corpo receptor. Der acordo com BUENO(2016), o sistema de lodo ativado pode possuir diversas configurações, e é composto por bactérias facultativas que utilizam a matéria orgânica como fonte de energia (tratando o esgoto) e o oxigênio como aceptor de elétrons. Porém, em determinadas camadas do sistema de lodos ativados o oxigênio não esta presente, com isso as bactérias buscam uma fonte alternativa de aceptor de elétron, para transformação da matéria orgânica. Nesse processo as bactérias heterotróficas utilizam o nitrito e o nitrato. Quando o nitrito ou nitrato é utilizado pelas bactérias heterotróficas facultativos como oxidante da matéria orgânica, o nitrogênio gasoso é removido em um processo denominado desnitrificação (VAN HAANDEL E MARAIS, 1999). Na Europa vem sendo implantado o sistema denominado Simultaneous Nitrification and Denitrification (SND), em que um sistema de lodo ativado com aeração prolongada, que mantém baixas concentrações de oxigênio dissolvido nos tanques de aeração. Dessa forma, em um sistema com elevada retenção de sólidos, no interior dos flocos é mantida a condição anox, ocorrendo a desnitrificação. Em Brasília, por exemplo, a CAESB adota nas ETEs Norte e Sul, o sistema denominado Bardenpho, o que corresponde em uma combinação de pré desnitrificação e pós desnitrificação, com uma rearação final. Porém o principio é o mesmo do descrito anteriormente. Este estudo, foi desenvolvido na ETE Limoeiro, onde o esgoto é estritamente doméstico, e o sistema de lodos ativado bem estabelecido.
Compartilhe: