Artigo Estudos de Caso

Avaliação da nitrificação e desnitrificação simultânea em Estação de Tratamento de Esgoto em escala real: ETE Limoeiro/SABESP

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Remoção de fósforo e nitrogênio em efluentes

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

A ETE Limoeiro recebe esgoto doméstico de 80.467 economias atendidas e uma população de 215.381 habitantes (SNIS, 2014). A vazão média de tratamento de esgoto à entrada do processo é de 475 L/s com pico de 715 L/s no ano de 2015. O corpo receptor dos efluentes tratados é o Córrego Limoeiro, que encontra-se classificado como Classe 4, conforme Resolução 357/05, destacando-se o OD maior ou igual a 2 mg/L O2. Ela é composta pelos seguintes sistemas: -sistema existente de grade grossa de limpeza manual, -sistema de de grade fina de limpeza mecanizada -estação elevatória -desareador gravitacional, do tipo tanque de areia de caixa quadrada, com remoção mecanizada da areia retida -sistema de lodos ativados composto de 03 tanques de aeração -03 decantadores secundários e sistema de recirculação e de descarte de excesso de lodos ativados -02 adensadores por gravidade de excesso de lodos ativados -02 decantadores centrífugos com seus acessórios para desaguamento de lodo. O sistema de aeração e das variáveis de monitoramento online utilizada foi o modelo SC1000, da Hach e o método FISH para identificação das bactérias nitrificantes e desnitrificantes envolvidas no NDS.

Implementação

Atores

SABESP

Multi-Stakeholders

USP

Multi-Stakeholders

Governança

A USP possui um convênio de cooperação junto a SABESP, que sempre está em busca de melhoria e eficiência de seus sistemas. Esse convênio é realizado entre FAPESP e a SABESP onde são disponibilizados financiamento para pesquisa e bolsa de doutorado. Através desse convênio coordenado pelo Prof. Pedro Além Sobrinho e a SABESP Presidente Prudente, representada pelo Eng. Gilmar Peixoto, foi possível a realização do trabalho.

Público-alvo

SABESP e USP

Elementos de Replicabilidade

NDS é um processo que demonstrou ser facilmente adequado a plantas de lodo ativado já existente, necessitando apenas adequação do processo de operação do mesmo, através de aeração prolongada com baixa concentração de oxigênio.