Artigo Estudos de Caso

Barco que usa energia solar para trabalhos de pesquisa - Lagoa do Peri, Santa Catarina

Metodologia

Mobilidade

Embarcação elétrica solar fotovoltaica

Brasil

Santa Catarina(SC)

Fatores de Sucesso

Sociais

O Instituto viabiliza pesquisas e conta com a mobilização social como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, deixando um legado positivo às gerações futuras. A embarcação contribui para as pesquisas do Instituto Ekko Brasil que visa preservar a biodiversidade dos arredores.

Ambientais

A Lagoa do Peri é uma Unidade de Conservação (UC) municipal onde é proibida a navegação de embarcações movidas a motores de combustão. A embarcação será uma ferramenta que ajudará pesquisadores e ainda produz energia limpa e renovável. O IEB é signatário do Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina e, compromete-se, por meio de suas ações, estar alinhado com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a serem alcançados até 2030. A Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976, tendo sido criado e regulamentado o Parque Municipal da Lagoa do Peri, com cerca de 23 km², no período de 1981 a 1982. Está preservada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828.

Econômicos

O projeto da embarcação solar para a Lagoa do Peri envolveu o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina. A instituição desenvolve uma grande quantidade de projetos que envolvem as mais variadas formas de aplicação da tecnologia solar fotovoltaica. As atividades do laboratório incluem a formação de recursos humanos e projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de projetos de extensão.

Fatores de Fracasso

Não foram identificados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

Um dos riscos apontados em uma embarcação movida à energia solar é a energia limitada. No caso da Lagoa de Peri, isso não é um risco alto pois a lagoa não é muito extensa.