Artigo Estudos de Caso

Bicicletário da Estação Largo da Batata (SP)

Metodologia

Mobilidade

Bicicletário de grande capacidade

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

1 - A construção do bicicletário partiu de uma demanda da associação de moradores da região e também do público que visita a região. Foi realizado abaixo-assinado solicitando a construção e manutenção de um bicicletário como esse. 2 - O acesso ao serviço de estacionamento de bicicletas é universal e gratuito, então ele pretende atingir a todos os usuários de bicicleta da região. 3 - Os clientes do bicicletário, assim como a comunidade do entorno e qualquer cidadão interessado pode fazer sugestões e reclamações sobre o serviço, e estas são levadas em conta em melhorias na operacionalidade.

Implementação

Atores

Banco Itaú

Público-Privada

Compartbike

Público-Privada

Prefeitura de São Paulo

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A iniciativa foi implantada com o patrocínio do Banco Itaú em parceria com a Prefeitura de São Paulo e operação da Compartibike.

Público-alvo

Moradores, trabalhadores e visitantes da região do Largo da Batata que pretendem utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Elementos de Replicabilidade

Importante encontrar localização estratégica onde o investimento de construção do bicicletário consiga encontrar um ponto ótimo de oferta e demanda. Exemplo: center business districts, subcentros etc.

Proximidade com outros meios de transporte de alta e média capacidade como forma de consolidar a bicicleta como veiculo para deslocamentos do tipo "last or first mile".