Estudos
Bicicletário da Estação Largo da Batata (SP)
Mobilidade
Bicicletário de grande capacidade
Brasil
São Paulo(SP)
Metodologia
1 - A construção do bicicletário partiu de uma demanda da associação de moradores da região e também do público que visita a região. Foi realizado abaixo-assinado solicitando a construção e manutenção de um bicicletário como esse. 2 - O acesso ao serviço de estacionamento de bicicletas é universal e gratuito, então ele pretende atingir a todos os usuários de bicicleta da região. 3 - Os clientes do bicicletário, assim como a comunidade do entorno e qualquer cidadão interessado pode fazer sugestões e reclamações sobre o serviço, e estas são levadas em conta em melhorias na operacionalidade.
Implementação
Atores
Banco Itaú
Público-Privada
Compartbike
Público-Privada
Prefeitura de São Paulo
Governamental (de cima para baixo)
Governança
A iniciativa foi implantada com o patrocínio do Banco Itaú em parceria com a Prefeitura de São Paulo e operação da Compartibike.
Público-alvo
Moradores, trabalhadores e visitantes da região do Largo da Batata que pretendem utilizar a bicicleta como meio de transporte.
Elementos de Replicabilidade
Importante encontrar localização estratégica onde o investimento de construção do bicicletário consiga encontrar um ponto ótimo de oferta e demanda. Exemplo: center business districts, subcentros etc.
Proximidade com outros meios de transporte de alta e média capacidade como forma de consolidar a bicicleta como veiculo para deslocamentos do tipo "last or first mile".
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