Artigo Estudos de Caso

Caminho Escolar de Paraisópolis

Metodologia

Mobilidade

Implementação de grupos de caminhada utilitária para escola

Brasil

São Paulo(SP)

Resultados e Impactos

O projeto ganhou adesão de 7 escolas da comunidade, em reuniões com a equipe de direção e coordenação pedagógica. Dentre as iniciativas, conseguiu empoderar todos os centros escolares visando melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar através de pesquisa detalhada sobre a mobilidade escolar da comunidade e do incentivo à autonomia do estudante no seu caminho de casa-escola, garantindo o direito das crianças à cidade. Proporcionou o desenvolvimento de um projeto básico de reurbanização de uma das rotas principais de deslocamento dos estudantes, por onde passam 2.500 alunos por dia. Promoveu atividades de segurança viária para a comunidade e eventos específicos com as famílias.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Segundo os organizadores, o projeto não desenvolveu credibilidade suficiente em relação às possibilidades de sucesso em uma realidade diferente de onde ele se originou, mas afirmam ter conseguido orientar os moradores da favela quanto aos seus direitos e deveres para um dia a dia mais agradável e seguro.

Fatores de Risco

Dentre os fatores de risco, destaca-se a própria situação de vulnerabilidade social da região onde o projeto foi implementado. Episódios de violência e/ou de atuação de poder paralelo podem implicar na descontinuidade das atividades, caso interfiram nesse conjunto de leis e regras locais.

Lições aprendidas

Coesão de vizinhança faz a diferença em projetos e iniciativas de superação e engajamento social.